METODOLOGIA ATIVA SOMADA A PRÁTICA NA ATENÇÃO TERCIARIA NA FORMAÇÃO DE FISIOTERAPÊUTAS- CAMPO GRANDE-MS REALIZADO PELOS ACADÊMICOS DA UFMS

Autores

  • Juliette Werner Mello UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Nayla Cristiane Ferreira de Farias UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Leila Foerstermerey UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Mara Lisiane de Moraes dos Santos UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

INTRODUÇÃO: Na grade curricular do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, esta inclusa a disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente I (SACRI I). No primeiro bimestre da matéria além a aula teórica propriamente dita, também consiste a prática no âmbito hospitalar na UTI e UCIN neonatal. A prática foi dividida em duas partes, uma de metodologia ativa (estudo) e outra de visitas ao hospital universitário. O uso das metodologias ativas bate de frente com ensino tradicional das universidades, caracterizado por retenção de informação, disciplinas fragmentadas e avaliações que exigem memorização, podendo levar os estudantes à passividade e aquisição de uma visão estreita e instrumental do aprendizado, promovendo carências de constante atualização, quando somadas a prática tem potencialização de tais funções. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Durante o sétimo semestre está sendo ofertada a disciplina de SACRI I, no primeiro bimestre da matéria o conteúdo é totalmente voltado para a atenção integral ao recém-nascido. Em grande parte das aulas teóricas a professora passa um caso clinico para resolvermos, depois ela resolve junto a turma. Nas aulas práticas ouve subdivisão das turmas em P1(15:00 ás 17:00): p1a, p1b e P2(13:00 ás 15;00): p2a, p2b. Cada P ia em um horário diferente no hospital, como ouve uma subdivisão enquanto uma parte estava no HU a outra parte ficava na unidade 12, na sala de aula resolvendo a atividade teórica que iriamos realizar no âmbito hospitalar na próxima semana. Assim estudavá-mos o que íamos fazer antes da aula prática propriamente dita. IMPACTOS: Foi uma experiência rica para nós, acadêmicos (as) do sétimo semestre do curso de fisioterapia. No primeiro momento intuímos a dificuldade de compreender o que de nos foi solicitado, e reconhecemos ser necessário um amplo domínio dos assuntos que seriam colocados em prática logo na próxima semana. Conforme o decorrer do semestre, a carga de conhecimento aumenta, assim como nossa segurança condizente com as atuais intervenções na área da neonatologia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O conceito ampliado de atenção à saúde, promoção e prevenção se estende ao nível hospitalar. Esse modelo de metodologia ativa junto com as práticas, causaram um impacto positivo na formação acadêmica dos futuros profissionais, uma vez que antes de fazer qualquer coisa tivemos que estudar a teoria antes.