PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO - PET E A REDE DE ATENÇÃO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO EM PARANAGUÁ/PR

Autores

  • Bruno dos Santos Silva Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
  • Carolina de Moraes Oliveira Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
  • Jandaiana Albino Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
  • Micaela Gois Boechat Boaventura Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
  • Melissa Sayuri Hoshino Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
  • Tainá Ribas Mélo Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
  • Marcos Claudio Signorelli Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral

Resumo

INTRODUÇÃO: O Programa é uma parceria entre a Universidade Federal do Paraná, com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba - PR. Foi implantado em agosto de 2013 e é constituído por 3 eixos: Educação, Saúde e Assistência Social. OBJETIVOS: A proposta do eixo educação é realizar o mapeamento da rede de atenção às pessoas com deficiência (PcD) nas instituições de ensino (Municipais, Estaduais e Particulares) de Paranaguá, abordando instituições, gestores e educadores. METODOLOGIA: Foi realizado um mapeamento, com visitas a 35 instituições de ensino de Paranaguá (40% do total) e a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas aos gestores, coordenadores e/ou orientadores pedagógicos sobre as políticas de inclusão e saúde. Além disso, foi verificada a estrutura física dos locais, concernentes à acessibilidade e existência de facilitadores ou barreiras arquitetônicas, por meio de formulário de cadastro de equipamentos. RESULTADOS: Nas escolas municipais há matriculados cerca de 772 PcD, nas estaduais 460, e nas instituições particulares há 530 PcD. O tipo de deficiência mais frequente foi a intelectual, com cerca de 71%, 40% e 48%, respectivamente. Os dados obtidos pelo questionário indicam carência no espaço físico adequado para as PcD, pois só 42% das instituições têm rampas, 31% possuem corrimãos, 6% têm elevadores, 35% têm portas acessíveis, 3% possuem pisos para deficientes visuais, 65% têm ruas pavimentadas e 74% possuem calçadas. Sobre a acessibilidade à cadeirantes, apenas 28% têm banheiros adaptados, 37% têm sala de aulas adequadas, 20% bibliotecas e 17% com sala de recursos apropriadas. Sobre o conhecimento referente à Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência(PNSPcD), apenas 31% relataram ter ciência sobre a mesma. Com relação às entrevistas dos gestores e educadores, as palavras-chaves mais abordadas foram: falta de acessibilidade/estrutura, falta de capacitação e políticas públicas ineficientes, se constituindo nos principais desafios à consolidação da rede. E por fim, quanto a sugestões para a Rede de Atenção a PcD, as maiores citações foram a respeito da necessidade de equipe multidisciplinar e capacitação profissional dos educadores. CONCLUSÃO: Percebeu-se escassez ou ausência de espaços físicos adaptados e acessíveis em grande parte das instituições de ensino em Paranaguá, além do pouco conhecimento de gestores e educadores quanto à PNSPcD, que elencaram a necessidade de equipes multidisciplinares capacitadas e acessibilidade como desafios para efetivação da rede.