PREVENÇÃO E PROMOÇÃO A SAÚDE NO TRANSITO A CRIANÇAS ENTRE 3 A 5 ANOS NA ESCOLA MUNICIPAL JOSE BRANDÃO DE CASTRO NO MUNICIPIO DE ARACAJU-SE

Autores

  • Maurício Lima Poderoso Neto ESTÁCIO FASE - SE
  • Heloísa Suzane de Sá Matos ESTÁCIO FASE - SE
  • Leonardo Yung dos Santos Maciel ESTÁCIO FASE - SE
  • Jader Pereira de Farias Neto ESTÁCIO FASE - SE
  • Érika Thatyana Nascimento Santana ESTÁCIO FASE - SE
  • Walans Góes Santana ESTÁCIO FASE - SE
  • Karine Emily Santos Silva Vilela ESTÁCIO FASE - SE

Resumo

INTRODUÇÃO: Olhar para a situação do trânsito no Brasil e no mundo remete que o ato de dirigir apresenta-se rodeado por várias questões que colocam em risco a vida humana. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) resolveu proclamar a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que é compreendida de 2011 a 2020. A escola é um espaço significativo de educação e formação dos seres humanos. Ela pode desempenhar uma função importante neste processo. O papel atualmente atribuído à escola é o de formar pessoas com capacidade crítica e criativa para enfrentar a realidade e vislumbrar socializações de convivência humanizada com o mundo. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Realizada no dia 02.05. 2016 na escola José Brandão de Castro, situada na Avenida Fernando Sampaio, Bairro Castelo Branco - Aracaju/SE, alunos do nono semestre do curso de Fisioterapia da Estacio-FASE desenvolveram uma ação no pátio dessa escola sobre Trânsito. Utilizaram linguagem didática, ensinando as crianças algumas placas de trânsito (Pare, travessia de pedestre, vire a direita, siga em frente ou à direita e proibido bicicleta). Para fazer demonstração do trânsito ela utilizou-se de placas de trânsito ilustrativas, semáforo, carro de brinquedo e faixa de pedestre. Após a palestra foram realizadas atividades com as 33 crianças, sendo 14 meninas e 19 meninos entre as idades de 3 a 5 anos. Elas foram divididas em três grupos de 11 crianças cada grupo onde no primeiro cenário eles teriam que circular e pintar as placas de trânsito, já no segundo cenário eles tiram que falar os nomes de cada placa de trânsito e no último cenário eles teriam que passar pela faixa de pedestre quando o semáforo estivesse vermelho. Depois de todos os grupos passarem por todos os cenários finalizamos nossa ação na escola. IMPACTOS: Conscientizar as crianças sobre as leis de trânsito, alertando-as sobre os perigos que nele ocorrem e, sobre como devemos nos comportar e respeitar as leis para a nossa segurança e a dos outros.Foram utilizados para a palestra: Placas de trânsito ilustrativas coladas em isopor, carro de brinquedo, faixa de pedestre feita de TNT, semáforo feitos com materiais recicláveis. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Mediante ao que foi planejado, conseguimos alcançar nosso objetivo passando de forma simples, clara e objetiva o conteúdo sobre o tema abordado, deixando os alunos conscientes sobre a importância da educação no trânsito.