RESGATANDO CONTEÚDOS- UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR: CONHECENDO O MANGUITO ROTADOR

Autores

  • Renata Sampaio Rodrigues Soutinho CURSO DE FISIOTERAPIA, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • Clarissa Cotrim dos Anjos CURSO DE FISIOTERAPIA, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • Maria do Desterro da Costa e Silva CURSO DE FISIOTERAPIA, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • Érika Rosangela Alves Prado CURSO DE FISIOTERAPIA, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • Aline Carla Araújo Carvalho CURSO DE FISIOTERAPIA, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
  • Alexsandra de Souza Pedrosa CURSO DE FISIOTERAPIA, CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC

Resumo

INTRODUÇÃO: O projeto Resgatando Conteúdos - Os Segmentos Corporais: uma proposta interdisciplinar do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Cesmac, surgiu com o objetivo principal de resgatar os conteúdos ministrados nas disciplinas do curso, bem como para o fortalecimento dos pressupostos básicos da educação que visam a formação de um indivíduo crítico, reflexivo, capaz de atuar nos diversos cenários da saúde. S urgiu da preocupação dos monitores do Curso de Fisioterapia, na dificuldade dos discentes nos conteúdos básicos e também da necessidade do mesmo em "olhar o paciente" como um todo, dentro de uma proposta interdisciplinar, global. A proposta central é de promover um resgate das disciplinas eixo tais como: Anatomia Humana , Cinesiologia e Biomecânica, Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia, Cinesioterapia e Recursos Terapêuticos Mecânicos e Manuais. A idéia foi de integrar todas as disciplinas eixo da matriz curricular do curso, motivando os discentes a trabalharem de forma transdisciplinar , favorecendo a sua transversalidade, a interdisciplinaridade e a reflexão crítica na construção conhecimento e fortalecendo a relação entre aluno-professor. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Constituiu-se por 3 módulos com carga horária de 8 horas/aula, ministrados pelos monitores, supervisionados pelos professores-orientadores, onde cada módulo teve uma temática. A temática do Módulo I foi sobre o Manguito Rotador. A participação era voluntária e as vagas eram limitadas.Durante o módulo, os monitores apresentaram, a anatomia do membro superior; os aspectos cinesiológicos; processo avaliativo do manguito rotador; e por fim os principais recursos a serem adotados para o tratamento nos aspectos terapêuticos .Destaca-se que, as aulas foram ministradas de forma interativa e dinâmica, associando teoria e prática.Ao término da explanação trabalhou-se a resolução de um caso clínico, que subsidiou a discussão para os recursos terapêuticos a serem abordados. IMPACTOS: Participaram do módulo I, 30 discentes compreendidos do 5o ao 8o período do Curso de Fisioterapia, 05 monitores e 04 professores-orientadores. Após o término do módulo, realizou-se uma avaliação qualitativa por meio das palavras chaves - Que Bom?,Que tal? e Que Pena? As principais idéias encontradas foram: QUE BOM - "Foi maravilhoso e importante saber que temos monitores que valorizam e investem no conhecimento dos colegas acadêmicos de modo a poder resgatar os conteúdos já vistos"; QUE TAL? - "Maior tempo paraconviver e mais resolução de caso clínico e ter uma carga horária maior"; e QUE PENA!- "O número de vagas reduzido e grande demanda de alunos para participar". Verificou-se uma grande aceitação por parte dos discentes, grande interação entre os discentes participantes e os monitores, facilitando a troca de dúvidas bem como o resgate de conteúdos básicos associando a casos clínicos práticos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O projeto Resgatando Conteúdos é realizado desde 2014 anualmente no segundo semestre e considerado atualmente um evento importante para os discentes do Curso de Fisioterapia estando na sua segunda edição. Verificou-se que a capacidade de "re-assimilação" do conhecimento com essa nova forma metodológica foi extremamente importante e refletiu nas disciplinas cursadas pelos participantes.