VIVÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Fabiano Gomes Miranda Pereira UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB

Resumo

INTRODUÇÃO: A vida por si é um misto que envolve diversas áreas. Cabe a nós desempenharmos melhor o instrumento para melhoria destas. Podemos destacar que na saúde popular brasileira, nos deparamos com inúmeras situações, positivas e negativas, onde cada território apresenta particularidades, levando em conta gestão, população, determinantes sociais, qualidade de vida da população, e também os demais fatores que envolvem o nosso Sistema Único de Saúde (SUS), usado pela população em diversos âmbitos, direta ou indiretamente. O componente curricular Programa de Interação de Academia Comunidade (PIASC) tem como um dos pontos primordiais a inserção do aluno nas comunidades, onde o mesmo irá vivenciar e aprender com as diferenças, costumes, analisando o desenvolvimento do SUS naquela localidade, aprendendo na prática desde a graduação, proporcionando experiências únicas e transformadoras. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O relato de experiência foi proporcionado pela disciplina Programa de Interação de Academia Comunidade - PIASC, ofertada nos 3 (três) primeiros períodos da graduação, propiciando experiências enriquecedoras que não só aborda o âmbito da saúde, mas também nos leva a ter uma visão da economia, educação, segurança e lazer e as demais questões sociais necessárias para ter uma boa qualidade de vida. Assim, adentramos na realidade dos moradores de determinada comunidade. IMPACTOS: A experiência proporciona impactos positivos e negativos, muitas vezes surpreendendo-nos com uma realidade diferente da nossa. Como impacto negativo, é nítida a falta de estrutura e emprego nas comunidades, pouco investimento da educação, carência de estrutura e investimento na saúde, segurança escassa e um clima de violência e medo, na maioria delas, o que reflete nas crianças e jovens uma visão equivocada do certo ou errado, do que é direito e dever. Como impacto positivo, percebe-se a união de uma comunidade que, mesmo em meio à situações de sufrágio, mantém a vontade de crescer nas diversas áreas da vida, cobrar os direitos por uma saúde melhor, por segurança e educação de qualidade. No entanto, estas experimentações, de qualquer natureza, possibilita a construção de um ser humano com um olhar no outro, além das muitas técnicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A disciplina é peça essencial para a formação do estudante, pois nos leva a refletir sobre o que vivemos atualmente, qual nosso papel como cidadão na sociedade, como estudantes e futuros profissionais da área de saúde, que vão não só tratar patologias, mas que levará em conta todo o contexto histórico do paciente, visando a qualidade de vida ao entender o conceito ampliado de saúde. Nós somos coautores de uma nova história, de novos capítulos com dias melhores. Que a mudança comece em nós já na graduação, vivenciando o que muitas vezes está tão longe, mas ao mesmo tempo tão perto de nós, entretanto não percebemos. Além de estudantes e futuros profissionais da saúde, devemos ser humanos, pregar e praticar a universalização, a equidade e a integralidade.