A IMPORTÂNCIA DO ACESSO DISCENTE À PRÁTICA DA FISIOTERAPIA HOSPILAR EM RECÉM NASCIDOS INTERNADOS NA UNIDADE DE CUIDADO INTERMEDIÁRIO NEONATAL (UCIN) E NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL (UTIN)

Autores

  • Érica de Moraes Santos Corrêa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Jair José Gaspar Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Mara Lisiane de Moraes dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Daniele de Almeida Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Leila Simone Foerster Merey UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

INTRODUÇÃO: Recentemente, a inserção do fisioterapeuta nas equipes multiprofissionais que assistem recém-nascidos (RN), tanto nas UCINs quanto nas UTINs tornou-se obrigatória e constituiu um ganho para a profissão. No entanto, o número de discentes que têm acesso, no que se refere ao desenvolvimento prático, a essas unidades, é pequeno. Isso traz à tona a necessidade de ampliação do debate que envolve as lacunas na formação acadêmica, pois, esta tem total reflexo na profissão no Brasil. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Com intuito de ampliar a formação, o curso de fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS tem em sua estrutura curricular obrigatória a disciplina Saúde da Criança e do Adolescente I e II, garantindo que o discente tenha acesso precoce e contemple de forma teórica e prática vários aspectos inerentes à saúde dessa população. Como parte prática da disciplina foram realizadas aulas semanais na UCIN e na UTIN do Hospital Universitário Maria Pedrossian de Campo Grande - MS, onde os discentes puderam aplicar vários conceitos como: avaliação e cuidados neonatais, condutas fisioterapêuticas, orientação e educação familiar quanto aos cuidados no lar, promoção do vínculo família e RN e o trabalho em equipe. IMPACTOS: O contato mais abrangente do discente com os cenários de prática tornou-se peça fundamental na aquisição de experiências e na vivência de situações que, talvez, seriam conhecidas somente após a formação. Isso fez com que surgissem várias situações nas quais, de forma ativa, os acadêmicos eram impulsionados a pesquisa e ao estudo sobre diversos assuntos. Dessa forma, o aprendizado se tornou significativo e trouxe um retorno positivo, tanto para os discentes, quanto para os pacientes/famílias assistidos durante as aulas práticas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A formação acadêmica torna-se mais completa quando o contato entre acadêmicos e pacientes é estabelecido precocemente. Com isso, o acesso a locais que exigem maior cautela e preparo para o atendimento como as UCINs e UTINs, tem se tornado um grande obstáculo na aquisição dessa experiência. Nesse sentido, os acadêmicos do curso de Fisioterapia da UFMS estão sendo agraciados com uma vivência importantíssima, pois, a experiência nesses locais faz com que a graduação se torne mais abrangente e significativa. Dessa forma, torna-se evidente a necessidade de se promover mais oportunidades como estas, pois, seus resultados são positivos e a experiência marcante, produzindo a ampliação da visão sobre a profissão.