A INTERAÇÃO DO ACADÊMICO COM O PROFISSIONAL DO SERVIÇO:VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA HOSPITALAR

Autores

  • Jéssica Leidiane Marquiza UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
  • Laura Carolina Silva Paniagua UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
  • Anna Karoline Diasrocha UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
  • Leticia Ferreira Lago UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
  • Pamela Paim Protasio UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
  • Fernanda Gabriela Dias UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
  • Aldo Silva de Miranda UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
  • Luciana Venhofen Martineli Tavares UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO

Resumo

INTRODUÇÃO: O Estágio curricular trata-se de uma experiência ao estudante,onde é possível vivenciar situações reais do trabalho integrando a teoria e aprática, a fim de explorar competências, gerar o aprimoramento deconhecimentos, desenvolver habilidades e consolidar a profissionalização(BRAZ et al, 2009). A fisioterapia atua na área da saúde desde o ensino,pesquisa, promoção, prevenção e tratamento de doenças contribuindo deforma efetiva na equipe multiprofissional, tendo com foco principal afuncionalidade. Na área hospitalar encontram-se pacientes acometidos pordiferentes enfermidades, o que leva o acadêmico a conhecer e atuar conformeas necessidades apresentadas, participando ativamente na melhora daqualidade de vida e na recuperação funcional dos usuários, consequentementena redução do período de permanência de internação hospitalar (ROSSI,2016). Este relato tem por objetivo demonstrar a experiência do estágiosupervisionado em fisioterapia respiratória e a ótica acadêmica sobre ainteração ensino e serviço. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A graduação deFisioterapia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) proporciona aosacadêmicos a vivência de estágios supervisionados, dentre eles, o defisioterapia respiratória. O campus de vivência foi o Hospital Universitário MariaAparecida Pedrossian (HU) em Campo Grande - MS, no período de 01 deFevereiro a 08 de Abril de 2016, de segunda a sexta-feira, das 13:30hr às17:00hr. Seis acadêmicas do nono semestre foram divididas em quatro setores:CTI, Clínica Cirúrgica I, UCO/RCPO e Clínica médica e permaneceram emmédia duas semanas em cada um deles, com a supervisão do Professor e auxílio dos profissionais de fisioterapia do serviç. IMPACTOS: A experiência foi vista como positiva pelas acadêmicas,uma vez que permitiu a interação ensino-serviço, sendo este de fundamentalimportância, pois desta forma é possível participar da realidade do serviço,compartilhar conhecimentos, conhecer novas técnicas e modos detratamento. Ter o auxílio dos profissionais fisioterapeutas em cada setorproporcionou maior segurança no atendimento, pois as acadêmicasacreditam que o contato único com o supervisor poderia ser insuficiente paraabranger as necessidades praticas do grupo, uma vez que as acadêmicas foram divididas entre os setores do hospital. Durante todo período foi possívelainda evidenciar que a interação e a entrega profissional entre a equipemultiprofissional é essencial para que o paciente tenha uma estadia mais dignae uma recuperação mais rápida pela coerência e eficiência de umtrabalho harmônico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estágio é muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas necessárias para a formação, desperta um novo olhar sobre valores éticos, sociais e humanísticos, relaciona a teoria e a prática, desencadeia maior autonomia e responsabilidade, assim comoestimula o trabalho em equipe.