CURSO EAD SOBRE PSICOMOTRICIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO

Ana Jéssica dos Santos Sousa, Karla Rebecca de Souza Teixeira, Maria Paula Ribeiro Barbosa, Thaiana Marcelino Lima, Paulleane Rodrigues Leitão Custódio, Gisele Maria Melo Soares Arruda, Núbia Caroline da Paz Olivério, Raimunda Hermelinda Maia Macena

Resumo


INTRODUÇÃO: A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino-aprendizagem utilizada como ferramenta eficaz para a disseminação de conteúdos específicos e informações relevantes sobre um determinado assunto que se pretende abordar, sendo a mesma incentivada no escopo da Politica de Informática e Informação em Saúde. Na EAD, o compartilhamento de informações permite ao tutor dispor de recursos tecnológicos variados e ao aluno organizar sua rotina de estudos, ampliando-lhe autonomia e protagonismo na formação. A Psicomotricidade é uma ciência essencial para o desenvolvimento motor, intelectual, emocional e de aprendizagem e está integrada às diversas ciências que ainda não são exploradas nos diversos ciclos de vida. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Relato de experiência da práxis discente-extensionista da elaboração do Curso ead de psicomotricidade para acadêmicos da saúde e educação - 1ª edição por extensionistas e mentores do Programa de Extensão de Promoção da Saúde (PROSA), do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, no período de abril a julho de 2016. Foram processadas algumas fases: 1. Análise - levantadas informações sobre a natureza do curso 2. Fase de desenvolvimento - construção da matriz teórica dividida em etapas: busca e seleção de evidências científicas com elaboração de perguntas-norteadoras pertinentes ao tema seleção de material teórico, dos objetivos de aprendizagem e instrumentos de avaliação. Definição da utilização das ferramentas de comunicação (correio eletrônico, fórum e bate-papo) de forma a desenvolver a interatividade. Nesta etapa, utilizou-se o google docs, pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX que funciona totalmente on-line diretamente no browser. Os conteúdos foram distribuídos em 60 horas-aula e agrupados em 7 temáticas, a saber: 1) Psicomotricidade: história, desenvolvimento, conceitos, definições e intervenção profissional 2) Psicomotricidade e o desenvolvimento psicomotor e humano 3) Psicomotricidade, inteligência e emoção 4) Autismo: Compreendendo sua influência quanto à psicomotricidade e afetividade 5) O brincar e a psicomotricidade 6) Jogo, criança & desenvolvimento psicomotor e 7) A Psicomotricidade na Educação Infantil. IMPACTOS: A participação de acadêmicos e profissionais de Fisioterapia em ações de educação continuada subsidia a propulsão de reflexão e contribuição na formação profissional. O grande desafio que se vislumbra é que possamos integrar oportunamente ao curso outras mídias, sem deixar de preservar a essência da proposta pedagógica, que desponta como uma experiência inovadora. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência na construção do curso EAD contribuiu para o aprofundamento de aspectos teóricos sobre psicomotricidade e ampliou a concepção da importância do planejamento pedagógico, além de possibilitar a difusão dos conhecimentos necessários sobre a temática para acadêmicos, permitindo, assim, a construção de uma potencial ação interdisciplinar.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.