CURSO EAD SOBRE PSICOMOTRICIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO

Autores

  • Ana Jéssica dos Santos Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Karla Rebecca de Souza Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Maria Paula Ribeiro Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Thaiana Marcelino Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Paulleane Rodrigues Leitão Custódio UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Gisele Maria Melo Soares Arruda UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Núbia Caroline da Paz Olivério UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Resumo

INTRODUÇÃO: A Educação a Distância (EAD) é uma modalidade de ensino-aprendizagem utilizada como ferramenta eficaz para a disseminação de conteúdos específicos e informações relevantes sobre um determinado assunto que se pretende abordar, sendo a mesma incentivada no escopo da Politica de Informática e Informação em Saúde. Na EAD, o compartilhamento de informações permite ao tutor dispor de recursos tecnológicos variados e ao aluno organizar sua rotina de estudos, ampliando-lhe autonomia e protagonismo na formação. A Psicomotricidade é uma ciência essencial para o desenvolvimento motor, intelectual, emocional e de aprendizagem e está integrada às diversas ciências que ainda não são exploradas nos diversos ciclos de vida. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Relato de experiência da práxis discente-extensionista da elaboração do Curso ead de psicomotricidade para acadêmicos da saúde e educação - 1ª edição por extensionistas e mentores do Programa de Extensão de Promoção da Saúde (PROSA), do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, no período de abril a julho de 2016. Foram processadas algumas fases: 1. Análise - levantadas informações sobre a natureza do curso 2. Fase de desenvolvimento - construção da matriz teórica dividida em etapas: busca e seleção de evidências científicas com elaboração de perguntas-norteadoras pertinentes ao tema seleção de material teórico, dos objetivos de aprendizagem e instrumentos de avaliação. Definição da utilização das ferramentas de comunicação (correio eletrônico, fórum e bate-papo) de forma a desenvolver a interatividade. Nesta etapa, utilizou-se o google docs, pacote de aplicativos do Google baseado em AJAX que funciona totalmente on-line diretamente no browser. Os conteúdos foram distribuídos em 60 horas-aula e agrupados em 7 temáticas, a saber: 1) Psicomotricidade: história, desenvolvimento, conceitos, definições e intervenção profissional 2) Psicomotricidade e o desenvolvimento psicomotor e humano 3) Psicomotricidade, inteligência e emoção 4) Autismo: Compreendendo sua influência quanto à psicomotricidade e afetividade 5) O brincar e a psicomotricidade 6) Jogo, criança & desenvolvimento psicomotor e 7) A Psicomotricidade na Educação Infantil. IMPACTOS: A participação de acadêmicos e profissionais de Fisioterapia em ações de educação continuada subsidia a propulsão de reflexão e contribuição na formação profissional. O grande desafio que se vislumbra é que possamos integrar oportunamente ao curso outras mídias, sem deixar de preservar a essência da proposta pedagógica, que desponta como uma experiência inovadora. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência na construção do curso EAD contribuiu para o aprofundamento de aspectos teóricos sobre psicomotricidade e ampliou a concepção da importância do planejamento pedagógico, além de possibilitar a difusão dos conhecimentos necessários sobre a temática para acadêmicos, permitindo, assim, a construção de uma potencial ação interdisciplinar.