ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE FISIOTERAPIA EM GERIATRIA E GERONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE NOVAS TENDÊNCIAS CURRICULARES NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA

Autores

  • Karina Durceebe dos Santos Monteiro Carboneadil Barbosa CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

Resumo

INTRODUÇÃO: Embasado pelo estudo teórico do processo de envelhecimento e subsidiado pelos conhecimentos adquiridos o Estágio Supervisionado de Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de São Paulo, capacita o aluno para a prática fisioterapêutica na promoção de saúde, prevenção e tratamento das doenças que acometem o idoso e seu entorno. Entende a saúde biopsicossocial do idoso nos níveis primário, secundário e terciário, assim como viabiliza a orientação à família, comunidade e/ou instituição em que o idoso estiver inserido, em uma abordagem humanista, holística e interdisciplinar corroborando para manutenção e ou melhora da qualidade de vida. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A construção do atual plano de ensino da disciplina permeou as novas tendências curriculares dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de graduação em Fisioterapia: currículo baseado na formação para o Sistema Único de Saúde; inserção em diferentes contextos/cenários de prática e nos diferentes níveis de atenção, e currículo baseado em competências e habilidades. O estágio é realizado em 100 horas, durante 5 semanas consecutivas, supervisionado por docente, e propõe atuar em dois grandes eixos:1.idosos indepententes; 2.idosos em situação de vulnerabilidade, tendo como paradigma a capacidade funcional, nos níveis primário, secundário e terciário. Os cenários de práticas incluem: instituição privada (Instituição de Longa Permanência de Idosos) na qual são realizados atendimentos individuais aos idosos dependentes e fragilizados e em grupos de estimulação físico cognitiva; instituição pública (Unidade Básica de Saúde) na qual são realizados atendimentos aos idosos fragilizados e acamados, em parceria com a Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliário e Instituição filantrópica (Centro Social) na qual são realizados atendimento aos idosos independentes e ativos, através de grupo de promoção de envelhecimento ativo. O modelo de ensino aprendizagem se baseia no protagonismo do aluno no processo de formação e no desenvolvimento de competências e habilidades para o atendimento em Fisioterapia em geriatria. A avaliação do desempenho é realizada processualmente, e levado em consideração não apenas os aspectos de domínio de conteúdo e conhecimento, que compreendidos pelas áreas do saber (conhecimentos teóricos e conceituais), áreas do saber fazer (da prática) bem como do saber porquê (justificação do saber fazer), mas também, competências e habilidades. A competência é avaliada através da observação da capacidade que o estagiário possui de mobilizar os recursos disponíveis, de modo articulado, para a resolução de determina situação e habilidades avaliadas através da observação do modo como o sujeito se comporta frente a uma situação, podendo envolver a postura ética, crítica e reflexiva, investigativa, humana, comunicacional em situações relações interpessoais e solução de problemas. IMPACTOS: este modelo desenvolve um conjunto de características do aluno-profissional que envolve não apenas conhecimentos e habilidades técnicas, mas também afetos, experiências, valores e atitudes, contribuindo para o perfil do egresso recomendado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e qualidade de serviço em Fisioterapia em geriatria e Gerontologia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: a disciplina possibilita o aluno a compreender o processo de aprendizagem dos aspectos do envelhecimento e o seu papel como protagonista no desenvolvimento de suas competências e habilidades para atender á demanda desta população em constante crescimento.