ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE UTILIZADA NA SALA DE ESPERA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Almira Alves dos Santos UNCISAL
  • Ana Raquel de Carvalho Mourão UNCISAL
  • Augusto César Alves de Oliveira UNCISAL
  • Vanessa Lôbo de Carvalho UNCISAL

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação em saúde compreende atividades que tem a finalidade de propiciar a mudança de hábitos, atitudes, crenças e comportamentos individuais e/ou em grupos. As mudanças de comportamento decorrem da aquisição da troca de conhecimentos entre a população e os profissionais da saúde a fim de facilitar a adoção de atitudes favoráveis à saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: As atividades de sala de espera ocorrem duas vezes durante a semana com os pacientes que aguardam atendimento odontológico e da enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde. As atividades da sala de espera são desenvolvidas por acadêmicos de fisioterapia do 5º ano da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. As estratégias mais utilizadas são as rodas de conversa com a utilização de bolas de sopro, caixas, cartazes e bonecos a depender do tema a ser abordado. As atividades são realizadas com a formação da roda e a troca de conhecimento por meio do diálogo a fim de retirar dúvidas e mitos da população e perceber o conhecimento prévio no âmbito cultural, social e empírico. IMPACTOS: : As estratégias da sala de espera promovem uma aproximação dos acadêmicos com a população facilitando a formação para a integralidade do cuidado e para compreensão do conceito ampliado de saúde. Essa experiência na formação facilita a atuação profissional no âmbito da promoção da saúde e na prevenção de doenças, especialmente no planejamento de ações de saúde e comunicação. Os acadêmicos afirmam que não desenvolvem habilidades para a integralidade do cuidado e do desenvolvimento de atividades grupais durante a graduação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As estratégias utilizadas na sala de espera se basearam na educação em saúde com o predomínio de rodas de conversa com diversos materiais para facilitar a troca do conhecimento. A vivência da sala de espera foi capaz de desenvolver habilidades para atividades de promoção da saúde e prevenção da doença de modo especial o planejamento de ações de saúde e a comunicação.