EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA EXERCÍCIO PROFISSIONAL E DEONTOLOGIA EM FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Autores

  • Priscilla Barbosa UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Amanda Cindy da Silva UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Mayara Fernanda dos Santos UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Caio Felipe Soares UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
  • Ana Clara Bonini Rocha UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Resumo

INTRODUÇÃO: A disciplina de Exercício Profissional e Deontologia em Fisioterapia (EPDF) do Curso de Fisioterapia da Universidade de Brasília (UnB) é pré-requisito para estágio obrigatório e oferecida no fluxo do sétimo semestre. Os conteúdos dispõem sobre exercício profissional, Deontologia e Bioética; abordados de forma expositiva e também interativa, dialogada, e por meio do uso de um jogo online (videogame) do tipo Quiz, desenvolvido em parceria da professora que a criou com o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB (CDT/UnB). A atividade de monitoria em EPDF vem sendo realizada pelo mesmo grupo de três alunas há 3 semestres. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A monitoria é uma atividade acadêmica que estimula o estudante a participar dos processos educacionais contribuindo com o desenvolvimento de habilidades e competências pedagógicas pertinentes à disciplina. Ao longo dos 3 semestres acompanhados por essa equipe de monitoria, as atividades desenvolvidas envolveram a participação presencial em todas as aulas, o preparo de perguntas para o videogame para ser jogado em sala de aula, em casa (extra-classe) e como forma de avaliação (prova objetiva), o auxílio na aplicação de provas e testes, inclusive em ambiente virtual, e participação em discussões de temas pertinentes à disciplina pelo e-mail ou pela página da disciplina no Facebook. IMPACTOS: Esta disciplina se caracteriza pela sua forma crítica e reflexiva de abordar a deontologia e o exercício profissional, uma vez que no primeiro contato muitos estudantes apresentam uma visão diferente sobre as habilidades e competências do fisioterapeuta e de seus direitos e deveres, bem como do próprio curso. As atividades contribuíram para a ampliação do uso do ambiente virtual, além do que inspirou projetos de IC e TCC na área de ética profissional na realidade do Distrito Federal. Ao longo dos semestres, os conteúdos ministrados serviram como facilitadores do desenvolvimento e da construção de alunos críticos e reflexivos, prontos para buscar informações, debater e enfrentar situações-problemas que futuramente farão parte do dia-a-dia profissional. Parece-nos que o diferencial está no aporte que a disciplina proporciona: ética, moral e deontologia de forma interativa. Na atividade de monitoria, a cada semestre, há a possibilidade do aprimoramento das capacidades críticas e reflexivas, bem como gera um estimulo para as suas vivências acadêmicas cotidianas de maneira coerente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É muito satisfatório fazer parte de algo que mostra resultados efetivos e inovadores como esta monitoria em particular. A cada semestre, pôde-se observar alto desempenho e níveis de satisfação e percepção de aprendizagem cada vez melhores, uma vez que a equipe de monitoria está cada vez melhor organizada e competente para tal A equipe de monitoria cresceu junto, não só como alunos, mas como projeção de futuros profissionais. É importante que se tenha a possibilidade de ver a atuação da fisioterapia além das paredes dos hospitais e clínicas, mas na esfera política e social do nosso país e é importante que a academia estimule essas habilidades. Os egressos da UnB têm, pela participação nessa disciplina, potencial para serem futuros gestores de autarquias, associações e sindicatos.