EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO EM SAÚDE

Autores

  • Letícia Fernandez Frigo CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
  • Camila Biazus Dalcin e Renata Saraiva Guedes CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO

Resumo

INTRODUÇÃO: Quando se pensa no processo de formação profissional sabe-se que esses devem ter formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitados a atuarem em todos os níveis de atenção à saúde e atender ao sistema de saúde vigente no país (6). Para tanto, os cursos de formação em Fisioterapia tiveram que, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), modificar seus currículos e adicionar disciplinas teóricas e práticas sobre Saúde Pública e Saúde Coletiva e com foco interdisciplinar. Baseado nisso, foi idealizou-se uma disciplina integrada e interdisciplinar, que pioneiramente na instituição fosse ministrada com cursos de área da saúde juntos e não apenas com o mesmo programa a ser seguido. A implementação desta disciplina será relatada com o intuito de possibilitar a discussão/reflexão acerca da prática de discentes de saúde na Atenção integrada.Baseado nisso, esse relato apresenta a dinâmica de uma disciplina integrada com objetivo da discussão e prática da interdisciplinaridade. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A disciplina de Ações Extensionistas integradas em saúde e sociedade, foi criada para ampliar a integração entre os estudantes do primeiro semestre dos cursos de odontologia, enfermagem e fisioterapia. Todos os alunos foram matriculados nesta disciplina no mesmo horário e as aulas teóricas e práticas eram ministradas de forma integrada com os alunos e professores dos três cursos. As práticas, com foco nas visitas domiciliares para criação e discussão dos casos de forma interdisciplinar e com foco apenas na promoção da saúde. O diagnóstico situacional, questões emergentes relacionadas a saúde e sociedade e a problematização interdisciplinar foram também foco de debates. IMPACTOS: A disciplina teve uma avaliação muito positiva por parte dos alunos, pois possibilitou um trabalho em grupo com três diferentes cursos, interação e discussão entre os discentes e crescimento conjunto, pautado na importância de cada profissional, mas também do profissional de saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta disciplina possibilitou a ampliação da atuação interdisciplinar dos alunos, reflexão sobre saúde, formação de profissional generalista e qualidade da atenção em saúde. Além de fomentar a aplicação das diretrizes curriculares nacionais nos projetos político pedagógico dos cursos. O objetivo de aumentar a integração entre os alunos de diferentes cursos, inserção precoce a prática e foco no trabalho interdisciplinar foram alcançados com problematização, vivências práticas e metodologias ativas em grupo.