FORMAÇÃO DO ACADÊMICO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS DE PROGRAMAS EM SAÚDE PÚBLICA

Autores

  • Naiara do Nascimento Brito UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Tiago da Rocha Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • João Kelson Araujo da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Luan Sales de Alencar UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Auriane Coutinho da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Rodrigo Amorim Oliveira Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Resumo

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Surge em 2002 o programa "Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde", o VERSUS, propiciando aos participantes a oportunidade da experimentação de um novo espaço de aprendizagem, através das visitas realizadas em locais de cuidado e promoção da saúde, sendo estes os espaços de trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde. Na edição Litoral Piauiense, em umas das visitas técnicas, foi vivenciado uma realidade no Assentamento Cajueiro. Portanto esse estudo tem como objetivo relatar a experiência sobre uma visita realizada em um assentamento no interior do Piauí, buscando nesta experiência, compreender a dinâmica do assentamento no tocante aos seus processos de construção da saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência a partir de uma visita técnica ao Assentamento Cajueiro, localizado na zona rural do município de Parnaíba, situada no Estado do Piauí, através do projeto VER-SUS Litoral Piauiense em janeiro de 2016, no qual descreve a realidade encontrada pelos viventes a partir da observação e interação com os seus moradores. A visita aconteceu na casa dos líderes da comunidade que relataram suas histórias de lutas e conquistas com garra e emoção, em busca de condições básicas de sobrevivência, ou seja, as dificuldades que tiveram que enfrentar para conquistar um pedaço de terra e uma saúde digna para os moradores do assentamento. IMPACTOS: A visita proporcionou compreender as dificuldades vividas pelos líderes da comunidade durante o processo de conquista do assentamento, assim como foi relatado a história de luta e participação da comunidade na busca incessante por melhorias no assentamento, trazendo uma nova visão para os viventes acerca dos movimentos sociais e a importância da participação comunitária. Apesar das dificuldades relatadas durante a conversa, percebeu-se que a vontade em prosseguir na conquista das melhorias, eram maior do que qualquer o obstáculo que foi encontrado, pois assim, foi possível conquistar a identidade, o espaço, a saúde e a garantia de defesa de seus direitos, frutos da união, participação e empoderamento da comunidade sobre seus processos de saúde e qualidade de vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considera-se que esta experiência possibilitou uma expansão do conhecimento sobre os processos de saúde. A visita proporcionou aos acadêmicos identificar as dificuldades encontradas pela comunidade durante o processo histórico do seu surgimento, assim como o que foi conquistado através das lutas e participação da comunidade, na busca por melhores condições de vida e saúde, o que proporcionou aos viventes do programa VERSUS, a uma nova visão acerca dos movimentos sociais e comunitários, possibilitando assim um maior conhecimento sobre os processos da luta por direitos essenciais para uma vida digna, o que é resultado da participação da comunidade em busca da construção de uma saúde coletiva, efetiva e igualitária, por fim essa vivencia proporcionou aos viventes junto à comunidade, produzir um diálogo entre o conhecimento popular, o empoderamento coletivo e o saber científico na elaboração e implementação dos diretos básicos sociais e de saúde.