FORMAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DA DISCIPLNA DE PRÁTICAS INTEGRADAS EM SAÚDE

Autores

  • Angela Peña Ghisleni UFRGS
  • Luciana Laureano Paiva UFRGS
  • Luiz Fernando Calage Alvarenga UFRGS
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi UFRGS

Resumo

INTRODUÇÃO: A construção coletiva da atividade de ensino "Práticas Integradas em Saúde I", vinculada à Coordenadoria de Saúde (Coorsaúde) da UFRGS tem como meta o desenvolvimento de uma proposta inovadora de ensino integrando docentes e acadêmicos dos cursos de saúde desta universidade e trabalhadores da rede de saúde. O compartilhamento da experiência de estudar e vivenciar práticas multiprofissionais no Sistema Único de Saúde tem como cenário as Unidades de Estratégias de Saúde da Família do Distrito Sanitário Glória/Cruzeiro/Cristal, do município de Porto Alegre. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A disciplina teve início no primeiro semestre de 2012, sendo que no primeiro semestre de 2016, foi oferecida para estudantes de 15 cursos: Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Farmácia e Políticas Públicas. Professores e estudantes são distribuídos em grupos de dois professores tutores e oito estudantes de diferentes cursos de graduação. A disciplina contempla atividades de concentração (encontros do conjunto de professores e estudantes) e atividades vivenciais desenvolvidas nos cenários de prática. O método de ensino utilizado tem na tutoria a estratégia central. O processo tutorial construído na 'Práticas Integradas' é presencial e ancorado na metodologia da problematização a partir da vivência dos estudantes em serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) e nos territórios correspondentes. Uma questão inicial e das mais importantes trabalhadas com os estudantes é o conceito de território. Após encontros iniciais de apresentação da disciplina e do distrito docente¬-assistencial onde ela se desenvolve, cada pequeno grupo começa sua atividade prática pelo reconhecimento do território de abrangência da Unidade de Saúde da Família (USF). Para isto, os alunos recebem preliminarmente material de leitura sobre conceitos de território e a relação entre território e saúde e um caderno para registro de observações, impressões e dúvidas que surjam a partir da incursão no campo guiada pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS). Após cada saída a campo, retorna¬-se à USF e em roda de conversa, tutores, estudantes e os ACS discutem as observações e as possíveis implicações do observado na vida daquela comunidade. IMPACTOS: De um modo geral, a experiência tem possibilitado aos participantes um compartilhamento de experiências e saberes, um espaço de reflexão e construção de um novo olhar sobre a formação em saúde, a interação com a gerência distrital e as equipes multiprofissionais destas unidades de saúde, o conhecimento inicial do território, as características das comunidades atendidas e a identificação das demandas de atenção em saúde de cada localidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A disciplina de Práticas Integradas em Saúde vem se consolidando como uma experiência exitosa de formação interprofissional promovendo mudanças na graduação em saúde, integrandos os cursos da UFRGS.