INTERDISCIPLINARIDADE E METODOLOGIAS ATIVAS: EXPERIÊNCIA FORMATIVA DISCENTE

Autores

  • Tiago Ranieri Bomfim de Queiroz dos Santossand Nunes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Resumo

INTRODUÇÃO: A interdisciplinaridade, caracterizada pela intensidade das trocas entre as especialidades e pelo grau de interação real das disciplinas (JAPIASSU,1976) e as metodologias ativas, como um processo interativo de conhecimento, ana?lise, estudos, e decisões individuais ou coletivas, com finalidade de encontrar soluções para um problema (BASTOS, 2006) oferecem a oportunidade ao aluno de ser sujeito no seu processo formativo, entendido como investimento pessoal, trabalho livre e criativo sobre os percursos e projetos pro?prios, com vistas a? construc?a?o de uma identidade, que e? tambe?m profissional (NÓVOA, 1997). O relato objetiva a reflexão, que e? o discernimento da relac?a?o entre o que tentamos fazer e o que acontece como conseque?ncia. (DEWEY,1979), sobre a contribuição na experiência formativa na ótica discente. As vivencias em uma universidade alagoana tiveram por cenário as matérias de Processo de Trabalho em Fisioterapia e de Fundamentos do Trabalho, Ética e Tecnologia em Saúde - eixo integrado e o Seminário Alagoano de Políticas Afirmativas, Complementares e Educação Popular em Saúde: diálogos entre a academia e o povo, atividade de extensão, com alunos de vários cursos da saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A aproximação em Saúde Coletiva nas referidas matérias aprofundou-se no trabalho de campo, com entrevista à Fisioterapeuta da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF. Os estudantes acompanharam uma reunião de auxilio a cessação de tabagismo. Após a reunião e a roda de conversa entre a Fisioterapeuta e os alunos, teve a entrevista. As referidas vivencias possibilitaram uma visão multirreferencial. O seminário possibilitou uma visão contextualizada entre teoria e prática. O mesmo teve apresentações de trabalhos de alunos, através de performances artísticas com base nas metodologias da educação popular em saúde e rodas de conversas com indígenas, mães de santo e LGBT. No seminário percebe-se a culminância da interdisciplinaridade com metodologias ativas de apresentação de trabalhos, possibilitando inclusive elaboração de relatos por diversos discentes para eventos científicos. IMPACTOS: As vivencias que pontuaram o processo de ensino interdisciplinar com metodologias ativas permitiram a construção do conhecimento em conjunto, na qual o discente torna-se protagonista do processo de aprendizagem, junto com o docente que faz o papel de mediador e as experiências, que possibilitam viver o conhecimento. Aprende-se a aprender. Percebe-se a interligação entre temáticas e principalmente, que o aprender não passa pelo decorar ou ficar com o resumo e a ótica passada pelo professor. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A participação na construção do conhecimento e a interdisciplinaridade proporcionaram imensa gratificação e aproximação com os temas tratados nos processos de aprendizagem, levando até mesmo a paixão pela temática. Foi possível, inclusive, entender a importância dessas novas metodologias que estão sendo implantadas nas matrizes curriculares dos cursos na área da saúde, além da importância da integralização dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia possibilitando um aprendizado em conjunto com alunos de outros cursos.