METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA PARA O CONTEXTO DO SUS

Autores

  • Beatriz Côco ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Juliana da Silva Oliveira ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM
  • Gracielle Pampolim ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VITÓRIA - EMESCAM

Resumo

INTRODUÇÃO: A Metodologia de Ensino Ativo apresenta como principal objetivo o auto aprendizado, onde o aluno é responsável pela sua própria formação. Esse método de ensino vem sendo implantado no Brasil desde 1997, e desde então contribui para a formação de profissionais críticos reflexivos e que se sintam atores do seu próprio aprendizado. A formação de profissionais de saúde ainda representa um desafio na construção de profissionais que tenham a atenção voltada para o Sistema Único de Saúde - SUS, uma vez que as Instituições de Ensino Superior - IES, ainda possuem uma metodologia de ensino tradicional promovendo carências de constante atualização, no entanto, a Metodologia Ativa enfatiza discussões, criticas, trocas de conhecimentos e não somente a exposição de conceitos, em que se abre uma discussão onde professores e alunos expõem suas idéias e o conhecimento se acumula permitindo uma visão geral sobre determinado assunto. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Inicialmente eram feitas leituras de casos clínicos de temas diversos escolhidos previamente pelos professores, em seguida eram selecionadas palavras chaves para elaboração de perguntas e hipóteses, e dessa forma os alunos ficavam encarregados de pesquisar e elaborar resposta de acordo com o tema apresentado no contexto do SUS, e principalmente da atenção primária. Além disso, pesquisava-se sobre as políticas e programas do governo voltada para a doença abordada no caso. Após essa etapa inicial eram realizadas discussões com o grupo onde eram expostas as respostas pesquisadas e, quando pertinente, eram expostas experiências pessoais vivenciadas pelos alunos e professor. IMPACTOS: Impacto: Essa metodologia nos proporcionou um aprendizado mais ativo e construtivo tornando o conhecimento mais duradouro em relação ao ensino tradicional que possui disciplinas fragmentadas e sem continuidade. De acordo com o nosso ponto de vista, a utilização da metodologia ativa nos possibilitou alcançar um entendimento mais amplo das doenças abordas, no contexto do SUS e na realidade em que o paciente está inserido. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir dessa metodologia de ensino proposta o fisioterapeuta terá uma formação ampla e humanizada visando os três níveis de atenção e abordando mais dinamicamente as políticas e programas oferecidos pelo governo, que tem como foco uma população que muitas vezes desconhece os seus direitos perante ao SUS. Somamos a isso o fato de que os profissionais têm a possibilidade de adquirir uma maior habilidade de raciocínio clínico, tomada de decisões, tornando-se mais confiantes no auto aprendizado e até mesmo no passar adiante "o conhecimento acumulado".