O ESTÁGIO CURRICULAR DE FISIOTERAPIA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: REPENSANDO SABERES E PRÁTICAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM FISIOTERAPIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Vinicius Baltar de Araujo UNIFESO - FESO
  • Paulo Cezar dos Santos Souza UNIFESO - FESO
  • Andrea Serra Graniço UNIFESO - FESO
  • Renato dos Santos Almeida UNIFESO - FESO
  • Alba Barros Souza Fernandes UNIFESO - FESO
  • Nilton Albino Barbosa Junior UNIFESO - FESO
  • Barbara Pinheiro dos Santos UNIFESO - FESO

Resumo

INTRODUÇÃO: O processo de formação profissional em Fisioterapia em novos cenários de ensino-aprendizagem como a Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um dispositivo importante no desenvolvimento de competências e habilidades no processo de formação profissional em saúde. Nesse sentido, repensar os saberes e práticas a partir da integração ensino-serviço-comunidade na ESF a partir do paradigma de promoção da saúde possibilita o incremento de estratégicas pedagógicas inovadoras que articulem teoria/prática no ensino em Fisioterapia. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A vivência dos acadêmicos de Fisioterapia no estágio da ESF possibilitou o aprendizado quanto ao trabalho em equipe, com a participação e interação de diversas áreas de conhecimento, podendo discutir casos clínicos e tendo um objetivo comum que é o estabelecimento de planos terapêuticos singulares individuais e coletivos para os usuários cadastrados na Unidade de Saúde da Família Moacyr da Costa Carvalho no municipio de Teresópolis. IMPACTOS: O estágio de Fisioterapia ao possibilitar a integração ensino-serviço-comunidade na ESF em Teresópolis impactou mudanças significativas no processo de formação profissional do fisioterapeuta, redimensionando o seu processo formativo para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) contextualizando teoria e prática no produção do cuidado a partir das necessidades dos usuários (usuários-centrada) e no desenvolvimento de ações do cuidar em Fisioterapia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Estágio Curricular de Fisioterapia na Atenção Básica possibilitou que a formação e de educação permanente de futuros profissionais na área de Fisioterapia se apropriassem de conhecimentos teóricos e práticos (saberes e práticas) importantes no desenvolvimento de tecnologias de atenção à saúde /ampliando a concepção da atuação profissional para a saúde coletiva.