OFICINA DE PREVENÇAO DE QUEDAS EM IDOSOS DA UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE - UNIATI: EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NA ARTICULAÇAO ENSINO-PESQUISA-EXTENSAO

Autores

  • Ilana de Freitas Pinheiro UNIEVANGELICA
  • Fábio Fernandes Rodrigues UNIEVANGELICA
  • Elisangela Schmitt Mendes Moreira UNIEVANGELICA
  • Welton Dias Barbosa Vilar UNIEVANGELICA
  • Laís da Paz Souza UNIEVANGELICA
  • Viviane Lemos Silva Fernandes UNIEVANGELICA

Resumo

INTRODUÇÃO: Com o aumento da expectativa de vida e o crescente aumento da população idosa no Brasil faz-se necessário que novos recursos e estratégias sejam formulados e ampliados para que se alcance um envelhecimento saudável que fortaleça a independência, autonomia, interação e participação social (MAZO, 2013). O aumento da população idosa é um fenômeno mundial e estima-se que em 2050 um quinto da população será de idosos (BRASIL, 2002). Dentre vários problemas que acometem a população idosa, as quedas estão em destaque. Estima-se que no Brasil, 30% dos idosos caem ao ano, sendo considerado um problema de Saúde Pública, devido suas graves consequências, como as fraturas que podem levar a imobilidade e dependência funcional (PERRACINI, 2002). A adoção de estratégias que promovam prevenção das quedas tem sido eficazes, mesmo no grupo de idosos saudáveis que vivem na comunidade, com medidas educativas e com o treino por meio de recursos mecanoterapêuticos, com exercícios de equilíbrio, fortalecimento e propriocepção. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Em 2015, iniciou-se o Projeto da UniATI - Universidade Aberta da Terceira Idade, com a oferta de 10 oficinas nas mais diferentes áreas do conhecimento. A Oficina Treino de Equilíbrio e Prevenção de Quedas em Idosos foi proposta pelo curso de Fisioterapia, sob coordenação de 01 docente, 01 professor convidado, e a participação de 14 alunos monitores do curso de Fisioterapia. Os alunos do curso de Fisioterapia matriculados na disciplina C.B VII: Envelhecimento foram selecionados por meio de entrevista, e participaram como monitores da oficina, com atividades semanais que consistiam em trabalhar medidas preventivas para quedas, com orientações sobre os riscos pessoais e ambientais, além de realizarem o treino com exercícios por meio de um circuito com cama elástica, disco proprioceptivo, exercícios em grupo, e uso de tecnologia, como o Nintendo Wii. Os acadêmicos/monitores eram responsáveis em elaborar a atividade da semana, e a ação era conduzia por eles, sob supervisão docente. Ao final do período, os idosos foram reavaliados quanto ao melhora do equilíbrio, por meio de testes específicos. IMPACTOS: Na Oficina de Treino de Equilíbrio, pode ser observado que a participação do aluno/monitor contribuiu muito para o crescimento pessoal e profissional do acadêmico, principalmente para a maioria foi o primeiro contato com o paciente. Outro ponto a ser considerado foi a importância que existe o trabalho do fisioterapeuta em ações planejadas para grupos de idosos. Muitas vezes não enxergamos as ações em grupo, como algo produtivo, valorizamos apenas o atendimento individual. O aluno pôde aplicar o que aprendeu na disciplina Envelhecimento, e por fim, começaram o trabalho de iniciação cientifica, pois os testes físicos funcionais aplicados, bem como a intervenção realizada serão escritos em forma de artigo para submissão em revista cientifica da área. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A monitoria de extensão da Oficina Treino de Equilíbrio e Prevenção de Quedas em Idosos, proporcionou ao acadêmico de Fisioterapia a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão, alcançando o tão almejado tripé do Ensino Superior.