PET GRADUASUS: A EDUCAÇÃO RECÍPROCA QUE GERA SAÚDE DE USUÁRIOS COM DIABETES MELLITUS EM CAMPO GRANDE-MS

Autores

  • Alini Nunes de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Amanda Medeiros Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Fernanda Silva Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Leila Foerster Merey UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Ana Beatriz Gomes Pegorare UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Marta Ferreira Espinosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Mara Lisiane de Moraes dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

INTRODUÇÃO: O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde "PET SAÚDE GRADUASUS" busca promover mudanças de paradigmas em meio às equipes de saúde e a formação profissional. A imagem-objetivo das ações interprofissionais de integração articula e qualifica o ensino-serviço-comunidade, com foco no cuidado integral a pessoas com Diabetes Mellitus. Atualmente, as doenças crônico-degenerativas, são responsáveis por diversas comorbidades em saúde, em Campo Grande, cerca de 7,7% da população têm diabetes, e sabe-se que é uma doença presente na lista brasileira de internações por condições sensíveis à atenção primária criada pelo Ministério da Saúde. O programa faz uso de metodologias participativas que promovem o autocuidado, através da educação em saúde, vivenciadas por um diálogo entre saberes que se conectam a um processo de aprendizado, onde todos os envolvidos se comprometem a escutar e transformar relações e formar redes. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O programa vem sendo desenvolvido pelas acadêmicas do sétimo e nono semestre do curso de Fisioterapia - UFMS, com extensão de 2016 a 2017. As ações são realizadas conforme cronograma pactuado entre a equipe como: coleta de dados; redação de relato de caso; períodos de planejamentos e ações a campo; reconhecimento e construção do mapa do território; organização e funcionamento da UBSF Los Angeles. As ações na academia competem a aulas expositivas e dialogadas, usando metodologias participativas como novas formas de ensino sobre: "Avaliação e Cuidado do Pé Diabético", "Diabetes Gestacional e suas intercorrências ao RN" e "Metodolgias Participativas em Educação em Saúde". Efetivação da intervenção no CRAS- Los Angeles, com uma dinâmica utilizando balão "perguntas e respostas sobre DM" para um grupo de trinta idosos ativos. Aplicação da Versão Brasileira do Questionário 'Diabetes Attitude Questionnaire (ATT-19)' e aplicação de questionário para analisar o conhecimento e atitude de usuários com DM junto às visitas domiciliares acompanhados pelos agentes de saúde da família e a preceptora responsável. IMPACTOS: A experiência, ainda que de forma aproximativa, demonstra que tais recursos ampliaram a participação e o comprometimento do indivíduo diabético e estudante de saúde na transformação do ambiente onde eles estão inseridos e do próprio processo educativo. Fomenta mudanças educacionais alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais; qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS e ações que envolvam atores do serviço e da comunidade acadêmica, como professores, estudantes de outros cursos da área da saúde, usuários, gestores e profissionais da saúde. Uma vez que a temática foi escolhida pela rede integrada de ações voltadas a promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças crônicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esse programa instiga a mudança do paradoxo acadêmia-atuação profissional através das conexões e trocas desses campos de acordo com as necessidades do SUS, caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos futuros profissionais da saúde, por se adornarem de uma visão integral e holística do fazer saúde. Bem como, também gera uma percepção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino, em busca de proporcionar melhorias para a comunidade.