PORTFÓLIO REFLEXIVO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Autores

  • Marcos Felipe Marinho Correa UNIFESO
  • Alba Barros Souza Fernandes UNIFESO
  • Andrea Serra Graniço UNIFESO
  • Rondineli de Jesus Barros UNIFESO
  • Renato dos Santos Almeida UNIFESO
  • Wilma Costa Souza UNIFESO
  • Vinicius Baltar de Araujo UNIFESO
  • Guilherme Rodrigues Barbosa UNIFESO

Resumo

INTRODUÇÃO: A diversidade dos instrumentos que podem ser utilizados na avaliação formativa é muito importante, principalmente porque oportuniza a identificação de conquistas e dificuldades, nos aspectos cognitivo, motor e afetivo. Nessa perspectiva, dentre os instrumentos inovadores de avaliação do processo ensino-aprendizagem, destaca-se o portfólio.A avaliação formativa tem no portfólio um potente instrumento para o aprimoramento do pensamento crítico e desenvolvimento da habilidade de resolução de problemas complexos. Ademais, permite o cultivo do diálogo e a apreciação crítica de ideias entre os sujeitos históricos, aspecto afeito às discussões em torno do agir comunicativo. Reconhecendo-se o enfoque problematizador como uma resposta inovadora frente aos desafios presentes na formação dos profissionais de saúde, sugere-se o uso do portfólio como um eficaz instrumento para a avaliação das atividades desenvolvidas pelos estudantes em cenários da prática profissional, tais como a inserção nos serviços e na comunidade. O objetivo majoritário de sua utilização, nestas situações, é o desenvolvimento da capacidade de reflexão sobre a prática e, a partir desta, possibilitara articulação de conhecimentos teóricos e aplicar/intervir no processo de trabalho, completando o circuito da problematização. Por meio deste instrumento, podem ser fortalecidas as habilidades de análise, síntese, expressão escrita, criatividade e busca autônoma do conhecimento pelo estudante, além da ampliação das possibilidades de detecção de pontos fortes e frágeis pertinentes ao seu processo de aprendizagem e sua real efetividade.O portfólio reflexivo é uma ferramenta que proporciona uma aprendizagem ativa, cujo enfoque metodológico se baseia na comunicação dialógica entre os diferentes sujeitos. Essa coleção permite construir o perfil acadêmico do estudante, refletindo seu crescimento, os temas estudados, bem como as facilidades e dificuldades durante seu processo educativo. Dessa forma, a presente pesquisa tem o objetivo de propor um modelo de portfólio como estratégia de avaliação formativa dos estudantes inseridos no Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Graduação em Fisioterapia do UNIFESO. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Foi elaborado um projeto de intervenção cujo objetivo é fazer com que este instrumento seja considerado como uma das ferramentas do sistema de avaliação discente, em função de ser um agente de ação, formação e transformação do estudante e de sua prática. Quanto a sua operacionalização, o registro no portfólio individual manuscrito será realizado pelo estudante a cada atividade de inserção no serviço/comunidade. A leitura, a avaliação crítica e a elaboração de comentários individuais, serão realizadas por um docente específico. A seguir, será realizada a troca destes portfólios entre os estudantes para que provoque comentários e discussões entre as diferentes opiniões e, desta forma, desenvolva-se maior maturidade entre eles. IMPACTOS: Espera-se que o relato das experiências trazidas por cada estudante seja fundamental na formação de profissionais em saúde em especial de fisioterapeutas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pretende-se entender a importância do portfólio enquanto instrumento de avaliação formativa e de reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem pelo trabalho.