PROGRAMA CANDEAL: PRÁTICA INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE

Autores

  • Lavínia Boaventura Silva Martins ESCOLA BAHIANA DE MEDICICNA E SAÚDE PÚBLICA - EBMSP
  • Renata Roseghini ESCOLA BAHIANA DE MEDICICNA E SAÚDE PÚBLICA - EBMSP
  • Cláudia de Carvalho Santana ESCOLA BAHIANA DE MEDICICNA E SAÚDE PÚBLICA - EBMSP
  • Bárbara Nascimento Rocha Ribeiro Soares ESCOLA BAHIANA DE MEDICICNA E SAÚDE PÚBLICA - EBMSP
  • Sidney Carlos de Jesus Santana ESCOLA BAHIANA DE MEDICICNA E SAÚDE PÚBLICA - EBMSP
  • Léa Maria dos Santos Lopes Ferreira ESCOLA BAHIANA DE MEDICICNA E SAÚDE PÚBLICA - EBMSP

Resumo

INTRODUÇÃO: Apresenta-se uma proposta inovadora no campo da formação em Saúde que articula os eixos de ensino, pesquisa e extensão de forma arrojada e criativa. Trata-se da implementação do Programa Candeal, criado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), em resposta às orientações dispostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para favorecer práticas interprofissionais em diferentes cenários, buscando responder demandas sociais de saúde, em especial com o Sistema Único de Saúde. Seus objetivos centrais são organizados em dois grandes eixos: 1) Pedagógicos - possibilitar a vivência em equipes multiprofissionais, desenvolvendo aptidões para o trabalho interdisciplinar e interprofissional com grupos de Educação em Saúde na comunidade, em parceria com organizações sociais, de saúde, educacionais, dentre outras. 2) De extensão - promover práticas educativas na comunidade, com equipes multiprofissionais, com foco na prevenção de doenças e agravos e na promoção da saúde, com diretrizes interdisciplinares. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Atualmente o Programa Candeal está integrado a um componente curricular (Prática Interprofissional em Saúde) que agrega aproximadamente 310 estudantes de todos os cursos oferecidos pela EBMSP (Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia), distribuídos em 28 Grupos de Educação em Saúde, sob tutoria de 23 professores. Estes grupos desenvolvem ações de Educação em Saúde, com foco na Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças e Agravos, utilizando metodologias ativas e participativas, em encontros semanais, durante um período médio de dez semanas a cada semestre. As atividades acontecem em diferentes espaços dos territórios (escolas, associações comunitárias, unidades de saúde, igrejas, creches, abrigos, núcleo orquestral) de comunidades de dois Distritos Sanitários do município de Salvador. As demandas e prioridades para os trabalhos dos grupos são levantadas juntamente com as comunidades envolvidas. Os grupos fazem contato com o cotidiano da população participante, de forma sistemática e contínua. Com essa prática aprendem a identificar determinantes - biológicos, culturais, psicológicos, sociais - do processo saúde-doença, planejam e realizam as suas ações. As ações de educação em saúde são voltadas para os diversos ciclos de vida (criança, gestantes, adolescentes, adultos e idosos) e para populações com demandas específicas de saúde - tabagismo, diabetes, hipertensão, portadores do Vírus T-linfotrópico humano - HTLV, pessoas com deficiência. Durante todo o processo os grupos realizam atividades de avaliação e feedback com os participantes da comunidade e professor-tutor, buscando a qualificação contínua do trabalho e atender demandas emergentes. IMPACTOS: O programa tem beneficiado mensalmente uma média de 2.100 pessoas das comunidades. Percebe-se a sensibilização destas para o autocuidado e práticas saudáveis que estimulam a qualidade de vida. Entre os estudantes nota-se aprimoramento de habilidades para o trabalho em equipe e desenvolvimento de ações de educação em saúde, reconhecimento da complementariedade entre os diversos núcleos do saber no campo da Saúde Coletiva, integração entre o conhecimento da academia ao saber popular e às ações do Sistema Único de Saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considera-se uma proposta que possibilita prática humanística, crítica e reflexiva, contribuindo para a formação de profissionais que reconheçam a dimensão social e política de suas práticas e a interdependência dos diferentes atores no processo de produção de saúde.