PROJETO DE EXTENSÃO: LIGA DE FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Priscilla Barbosa, Claudia Ferreira Arruda, Gabriela Mota Ayres, Taís Gonçalves Lima, Hugo Hilário, Lucivânia Martins, Suellen Cristina, Vera Regina Fernandes da Silva Marães

Resumo


INTRODUÇÃO: A Liga Acadêmica de Fisioterapia Cardiovascular da Universidade de Brasília (LIFICAR - UnB) foi criada no ano de 2014 por acadêmicos do curso de fisioterapia, apresentando dois professores doutores como coordenadores, sendo a primeira liga acadêmica do curso de fisioterapia da UnB. A proposta norteadora do projeto baseava-se na criação de um grupo de estudos sobre o sistema cardiovascular e demais aspectos relevantes para profissionais de saúde, com reuniões científicas semanais para a discussão dos temas e planejamento de ações de extensão. Apesar de ser uma liga do curso de fisioterapia, a LIFICAR possui ligantes de vários cursos e campus, incentivando a atuação multidisciplinar. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Ao ser implantada no segundo semestre de 2014, a LIFICAR apresentava doze discentes selecionados por entrevista, sendo dois do campus central Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília. A primeira ação de extensão foi a realização do seu primeiro evento, sendo o ciclo de palestras sobre doenças cardiovasculares, tendo como subtema a multidisciplinaridade, tendo aproximadamente 150 ouvintes pagantes, e contando com a participação de oito profissionais palestrantes. Desde sua criação, a liga promove reuniões científicas, e vem sendo convidada a participar de eventos renomados como o encontro de ligas de cardiologia do centro oeste e feiras de saúde do hospital universitário de Brasília, além de promover eventos científicos divididos por periodicidade: semestralmente e anualmente. Atualmente, a liga concentra-se na consolidação da tríade acadêmica- pesquisa - extensão, buscando a implantação de uma pesquisa sobre o nível de estresse de estudantes e profissionais de saúde como fator de risco para doenças cardiovasculares, e um projeto de extensão com objetivo de capacitar leigos sobre ressuscitação cardiopulmonar a ser desenvolvido em escolas da rede pública da Ceilândia- DF. IMPACTOS: A LIFICAR proporciona aos estudantes, a participação em diversas atividades que estimulam o desenvolvimento de habilidades de comunicação, organização, planejamento e execução de ações voltadas para a saúde e educação. Tal envolvimento, motiva o estudante e explicita a importância da busca ativa da comunidade acadêmica do desenvolvimento de ações de extensão. As ações realizadas pela liga apresentam impactos não somente na comunidade acadêmica, mas na população, principalmente dos moradores da Ceilândia, tendo em vista a busca pela promoção e prevenção em saúde através de folders, panfletos, estratificação de risco e palestras acessíveis a população. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As experiências vivenciadas trouxeram aos ligantes grandes oportunidades de obtenção de conhecimento, aproximação com a população atuando como um futuro profissional, dando segurança, aprendizagem e motivação para participação em ações multidisciplinares, com ênfase no sistema cardiovascular.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.