PROJETO DE REABILITAÇÃO CARDIORESPIRATÓRIA EM FISIOTERAPIA NA CLÍNICA ESCOLA INTEGRADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Alini Nunes de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Amanda Medeiros Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Mirelli de Sena Xavier UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Victoria Regina Ferro UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Ariele dos Santos Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Anna Paula Lé Queiroz UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Caroline Cordeiro Gerke UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Karla Luciana Magnani UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Resumo

INTRODUÇÃO: Tanto as doenças cardíacas como as doenças pulmonares crônicas resultam em intolerância ao esforço físico, comprometimento da realização das atividades de vida diária, elevados índices de isolamento social, depressão, aumento número de internações por agudizações, alta morbidade, visitas frequentes a serviços de saúde de urgência, além de recorrentes faltas ao trabalho, resultando em um grande custo econômico e social. As atividades dos profissionais de saúde devem ser desenvolvidas tendo como princípios o acesso universal e a integralidade do cuidado, conforme as necessidades de saúde da população atendida. Desta forma, a fisioterapia é de suma importância em um programa de reabilitação cardiorrespiratória, auxiliando na promoção da melhora da qualidade de vida dessas pessoas. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O curso de Fisioterapia da UFMS instituiu como um dos territórios de prática de estágio supervisionado a Reabilitação Cardiorrespiratória. Neste cenário de prática alunos do nono e décimo período, sob supervisão de um docente do Curso de Fisioterapia prestam assistência fisioterapêutica a portadores de doenças cardíacas ou pulmonares crônicas. Em conjunto com os estagiários, alunos voluntários do Projeto de Extensão em Cardiorrespirátoria desenvolvem ações de avaliação, acompanhamento dos atendimentos e ações de educação em saúde utilizando metodologias participativas, afim da busca de um aprendizado mais significativo. Atualmente, participam do programa de reabilitação: portadores de DPOC, asma, bronquiectasia, fibrose pulmonar, pós-operatório de revascularização do miocárdio, arritmia cardíaca e hipertensão arterial sistêmica, todos com liberação médica. O programa de reabilitação é composto por: alongamentos, aquecimento, atividade aeróbica, desaquecimento, exercícios localizados para ganho de resistência muscular periférica e exercícios respiratórios. Os exercícios são realizados três vezes na semana por 1,5 horas, em média. Antes, durante e após os exercícios são monitorados: pressão arterial sistêmica, saturação periférica de oxigênio, frequência respiratória e cardíaca e sensação subjetiva de esforço. A cada três meses esses pacientes serão avaliados através do teste de caminha dos seis minutos, dinamometria, espirometria e manovacuometria. Os participantes do programa de reabilitação também são acompanhados individualmente num projeto de reeducação alimentar coordenado por docentes e técnicos de nível superior da nutrição da UFMS. IMPACTOS: Na percepção dos acadêmicos voluntários participantes do projeto de extensão em cardiorrespiratória tal ação poderá contribuir para a uma formação profissional mais crítica e reflexiva, através da fisioterapia baseada em evidências, uma vez que o projeto permite ao aluno vivenciar na prática um aprendizado vivido na sala de aula, tornando assim seu aprendizado mais significativo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: o território de prática de estágio supervisionado na Reabilitação Cardiorrespiratória em grupo é uma proposta que visa integrar ações de extensão, ensino e pesquisa, uma vez que presta assistência fisioterapêutica à comunidade, permite que alunos de semestres anteriores acompanhem as atividades dos estagiários e desenvolvam avaliações periódicas, bem como façam uso de metodologias participativas para trabalhar com ações de educação em saúde com esses pacientes.