PROJETO TERAPÊUTICO NA ASSOCIAÇÃO CLUBE DE MÃES CANTINHO DA AMIZADE-CEI

Autores

  • Fernando Pierette Ferrari UFMS
  • Fátima Del Fava UFMS
  • Jessica de Oliveira UFMS
  • Laís Alves de Souza Bonilha UFMS
  • Adriane Pires Batiston UFMS
  • Arthur de Almeida Medeiros UFMS

Resumo

INTRODUÇÃO: Durante o período de observação e reconhecimento do território no estágio supervisionado de Fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na UBSF do bairro COHAB no município de Campo Grande-MS, houve o interesse em desenvolver um projeto terapêutico para implantação na Creche, Associação Clube de Mães Cantinho da Amizade- CEI. A proposta englobou a necessidade de desenvolvimento de competências de gestão, como a identificação do publico e suas necessidades, o planejamento das atividades, a execução e o gerenciamento compartilhado e avaliação dos resultados e ainda, da prática de atenção fisioterapêutica em grupos de produção e promoção de saúde. Assim a proposta envolveu ações que objetivaram a estimulação da psicomotricidade e do desenvolvimento motor, propriedades relevantes à saúde da criança. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A proposta teve por objetivo a promoção da saúde através de práticas educativas, promovendo a estimulação do sistema psicomotor das crianças, fornecendo aprimoramento das habilidades de tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção corporal, estruturação espaço-temporal, praxia global e praxia fina. Ocorreram todas as segundas-feiras no pátio da creche. Realizada com três turmas, e participação em média de 10 a 15 alunos por sala, com crianças de idade de 02 anos a 03 anos e 10 meses. As atividades eram desenvolvidas no período da manhã, onde foram realizadas dinâmicas motoras, com componentes lúdicos como a identificação e imitação de imagens de animais, arremesso de bola ao cesto, pular bambolês, ziguezague com corda no chão, brincadeira da estátua com música, jogar amarelinha, andar em cima da corda em linha reta, desenho de mãos e pés em papel pardo para as crianças andarem associando e colocando os membros de acordo com os desenhos do papel no chão, pescaria de peixes e argolas, boliche, rastejar entre os cones em cima de colchonetes e caixa de identificação de cores. O grupo de estagiárias determinou a divisão de responsabilidade entre elas e observaram o envolvimento das crianças e suas singularidades, oferecendo apoio individualizado as que apresentavam maiores dificuldades. IMPACTOS: Com a aplicação do projeto foi possível o desenvolvimento de habilidades como a criatividade e utilização de tecnologias diferenciadas, promovendo competências de gestão e relacionais, como também, a expansão da oferta de serviços da UBSF aos demais equipamentos sociais do território. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Após a experiência, as estagiárias relataram o favorecimento de autonomia e confiança para desenvolver atividades em grupos com crianças e também a valorização da promoção da saúde por meio de práticas educativas. Também descreveram a dificuldade inicial de atitude de liderança e tomada de decisão, devido à diversidade de comportamento das crianças.