RELATO DE EXPERIÊNCIA: A PROBLEMATIZAÇÃO COMO METODOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO EDUCATIVO CRÍTICO E REFLEXIVO NOS ESPAÇOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

  • Indira Thais Duarte Luz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Wanderson Florindo dos Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Fagner Fernando Gonçalves CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Viviane Lemos Silva Fernandes CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Melyssa Barbosa Vilar Dias CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Cecília Magnabosco Melo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Carla Guimarães Alves CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Welton Dias Barbosa Vilar CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS

Resumo

INTRODUÇÃO: Desde a implantação do Sistema Único de Saúde, em 1990, vem se criando a necessidade de um melhor aperfeiçoamento dos profissionais de saúde, no que tange às suas práticas do serviço mais humanizado e que atendam fundamentalmente as necessidades locais e realidade das comunidades assistidas pelas equipes de Atenção Primária Saúde. Por outro lado, a formação desses profissionais vem sofrendo profundas transformações para avanço do processo de consolidação do SUS e instituindo-se em 2004 a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Por sua vez, essa política, através de metodologias ativas, como a problematização da realidade, tem buscado a práxis crítico-reflexivo para a transformação da realidade desses territórios através das ações de atenção à saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Neste contexto, teve-se por objetivo apresentar um relato de experiência realizado com os discentes do curso de Fisioterapia, do Centro Universitário de Anápolis, sobre a EPS com o uso da problematização, através do Arco de Maguerez para construir um processo crítico reflexivo junto a Estratégia de Saúde da Família, de uma Unidade Básica de Saúde do município. A vivência dessa atividade educativa seguiu-se de cinco passos metodológicos fundamentais, sendo estes, a observação da realidade, a identificação de pontos - chaves, a teorização, as hipóteses de solução e a aplicação à realidade. A atividade conduziu os estudantes a aprender a aprender, repensar e reconstruir a educação fundada na prática cotidiana do trabalho, além, de terem a oportunidade de experimentar a problematização com os princípios do Arco de Maguerez ao observarem primeiramente a realidade, o que os fazem partir para a definição do problema detectado, ao passo que refletem acerca do problema levantando os pontos chaves, concentram-se teorizando os pontos destacados, elaborando as hipóteses para a solução dos problemas, e por fim, aplicam as soluções encontradas no cenário prático transformando a realidade. Nesse sentido, as equipes de saúde e docentes tiveram a oportunidade de oferecer aos estudantes a reflexão crítica sobre a realidade vivenciada na prática, oportunizando assim uma aprendizagem significativa. IMPACTOS: No decorrer desta atividade, pode-se perceber que a vivência desta prática pedagógica permitiu desenvolver um processo de ação-reflexão-ação na realidade do território e as equipes de saúde e docentes puderam compartilhar experiências e desenvolver uma construção no processo de aprender a ensinar e para os (as) discentes, observou-se a transformação da realidade durante o desenvolvimento do tema, ao ampliar suas compreensões sobre a Metodologia Ativa e ver na atenção primária a saúde uma oportunidade de ampliar seus campos de atuação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através dessa experiência pode-se observar que as metodologias problematizadoras empregadas nos espaços de ensino aprendizagem e compartilhadas com as equipes de saúde da atenção primária não somente contribui de forma positiva e gratificante para a construção de habilidades, atitudes e competências indispensáveis a formação dos discentes, tornando-os mais críticos e reflexivos, por integrar conhecimentos à realidade dos usuários do SUS, como também, são úteis para a qualificação e aprimoramento dos serviços de saúde com foco na transformação da realidade local.