SAÚDE E CIDADANIA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A REALIDADE

Autores

  • Jéssica Cerutti de Oliveira FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
  • Luana da Silva Oliveira FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
  • Ana Paula Anghinoni FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
  • Mara Lisiane de Moraes dos Santos FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Resumo

INTRODUÇÃO: O curso de graduação de Fisioterapia da UFMS tem por objetivo capacitar o formando a desenvolver competências e habilidades como atenção à saúde de maneira crítica, reflexiva e dentro dos princípios éticos. Sendo assim, disciplinas como Saúde e Cidadania estão presentes na matriz curricular desde o princípio, a fim de disponibilizar à sociedade profissionais cada vez mais aptos a lidar com a saúde, bem como cidadãos humanizados e com princípios morais. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A disciplina Saúde e Cidadania (SACI), busca estimular um protagonismo ativo dos graduandos dos cursos da área da saúde e possibilita o amadurecimento do senso crítico, ético e sensível da realidade, visando estabelecer uma mudança no perfil profissional daqueles que, ao final da formação, deverão estar aptos a atender as demandas da população. Através de debates, trabalhos em grupo, pesquisas de campo e exibição de documentários a respeito da situação da saúde e das conquistas de direitos dos brasileiros, a disciplina provoca formulação de um pensamento único e estritamente pessoal, que difere das opiniões prontas, muitas vezes advindas dos meios de informação. Com relação à saúde, há um esclarecimento sobre a organização do nosso Sistema Único de Saúde, por meio do conhecimento da história e do desenvolvimento das políticas de saúde no país. Estas são marcadas pelas lutas cidadãs que conquistaram o direito de saúde para todos. Por isso a importância dos debates e dos trabalhos com a finalidade de discutir os conceitos de cidadania, saúde, doença, universidade, entre outros. Muitas vezes estes termos são vistos de maneira errônea pela população. IMPACTOS: Ao sair de uma educação tradicional, pautada em acúmulo de técnicas e conhecimentos adquiridos dentro dos muros da escola, permanecem-se grandes lacunas em nosso aprendizado . Este permanece pobre em reflexão e compartilhamento de ideias. O grande impacto que tivemos frente a essa disciplina, é a construção de uma nova maneira de se obter um aprendizado, respeitando opiniões extremamente divergentes, mas que quando respeitadas, contribuem para corrigir as falhas educacionais trazidas para a universidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim, essa experiência favorece o entendimento sobre o SUS e auxilia no desenvolvimento de habilidades interpessoais, por meio de metodologias ativas. Com isso, nós, futuros profissionais, trabalharemos a favor desse sistema, de maneira a aperfeiçoá-lo cada vez mais e proporcionar um serviço de qualidade a toda população.