SATISFAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE O SUS

Autores

  • Jessica de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Amanda Castelo Girard Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Arthur de Almeida Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Najla Fogaça de Souza Nascimento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

INTRODUÇÃO: O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado através de um histórico de muitas lutas e manifestações, com o intuito de facilitar o atendimento à saúde. Dessa forma, é de extrema importância à avaliação do conhecimento da população sobre o SUS e sobre o grau de satisfação dos serviços. OBJETIVOS: Objetivo foi avaliar a satisfação e percepção dos usuários da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) no município de Campo Grande/MS sobre o SUS. METODOLOGIA: Aplicou-se um questionário com 10 perguntas a 34 usuários que aguardavam atendimento na UBSF, onde foram abordadas questões sobre idade, sexo, ocupação, escolaridade, estado civil, conhecimento sobre os direitos e deveres em relação ao SUS, percepção sobre os serviços prestados, frequência que utiliza os serviços de saúde, qual o serviço que mais utiliza e avaliação da equipe, da estrutura física e do atendimento recebido na UBSF. RESULTADOS: A média de idade dos entrevistados foi de 49,2±15,4 anos sendo 79,4% do sexo feminino e 20,60% do sexo masculino. A maioria, 47,1% eram casados. Quanto a ocupação 29,4% relataram ser donas de casa e 14,7% aposentados. Em relação ao nível de escolaridade 3% tinham ensino médio completo e 47,1% não terminaram o ensino fundamental. Em relação ao conhecimento sobre os direitos e deveres, 79,4% relataram não conhecer especificamente, entretanto, quando questionados sobre o entendimento deles sobre os direitos e deveres em relação ao SUS 85% afirmaram que é direito ter acesso a qualquer serviço de saúde, e 14,7% relataram que pagar impostos é o dever dos usuários do SUS. Quando questionados sobre o que é bom no SUS 55,9% elegeram o atendimento, 11,8% o número de unidades de saúde e 11,8% o acesso a medicações. Em relação ao que não é bom no sistema 44,2% relataram sobre a demora no agendamento e na espera do atendimento e 14,7% sobre a falta de profissionais. Com relação a frequência que utiliza os serviços 61,8% usuários relataram utilizar 1 vez ou mais por mês e disseram que os serviços mais utilizados são: consultas médicas (76,5%), acesso a medicação (38,2%), realização de exames (17,6%), consulta odontológica (8,8%) e vacinação (8,8%). Quanto ao nível de satisfação dos serviços oferecidos pela UBSF, a maior nota atribuída pelos usuários foi 10 (47,1%) e a menor nota foi 6 (5,9%) e em relação ao acolhimento realizado pela equipe a maior nota também foi 10 (50%) e a menor nota foi 7 (11,8%). CONCLUSÃO: Observou-se que a maior parte dos entrevistados mostrou-se satisfeito com os serviços de saúde prestados pela UBSF, contudo apresentaram pontos que necessitam de mudanças. Em relação a percepção do serviço público a maioria dos usuários entrevistados relataram não conhecer especificamente seus direitos e deveres, entretanto, relataram que acesso aos serviços de saúde é o maior direito de todo cidadão, e identificaram o atendimento recebido como um dos melhores aspectos do sistema de saúde. Dessa forma, ressalta-se a necessidade de conhecimento da percepção do usuário sobre o sistema de saúde para que se possa ter um melhor direcionamento e organização dos serviços oferecidos.