USO DE MAQUETE NO AUXÍLIO A INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS NA FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Rubneide Barreto Silva Gallo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • Raciele Ivandra Guarda Korelo UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Resumo

INTRODUÇÃO: São diversos os recursos didáticos disponíveis para a mediação do processo de ensino-aprendizagem, cada um com suas especificidades de uso e elaboração. A maquete que consiste da representação de um objeto de forma tridimensional em escala reduzida, real ou ampliada, com a finalidade artística, de estudo, de planejamento ou comercial, possibilita ao observador apropriar-se do objeto através de sua manipulação e visualização. E foi com o objetivo de integrar os conteúdos básico e aplicados da fisioterapia Dermatofuncional que a maquete foi escolhida metodologia ativa. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A atividade que consistiu na construção de uma maquete do sistema Tegumentar e Linfático, com correlação com as doenças vinculadas a esses sistemas foi solicitada para cada grupo de acadêmicos, como parte da disciplina em questão. Após explanação e conhecimento da anatomofisiologia do Sistema Tegumentar e Linfático, os acadêmicos construíram diferentes maquetes, correlacionando e situando a origem das diferentes doenças em regiões específicas da pele e do sistema linfático. IMPACTOS: Após a realização desta atividade, foi possível abordar as condutas Fisioterapia Dermatofuncional de forma crítica, reflexiva e científica, dos reais efeitos dos recursos fisioterapêuticos aplicados as doenças dérmicas e do sistema linfático. Os acadêmicos conseguiram relacionar de forma clara e prazerosa os conteúdos da disciplina em questão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta atividade implementada no início da disciplina, foi notadamente finalizada com êxito, observada pelo desempenho teórico-prático dos acadêmicos no decorrer das aulas e avaliações. Torna-se importante destacar que para que o professor defina o recurso a ser utilizado, primeiro deve ter o domínio sobre a ferramenta, ou seja, planejar a aula para saber explorar toda a potencialidade que oferece a partir do conhecimento de suas possibilidades de uso, conhecendo, também, suas limitações.