USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA VIVÊNCIA EM SAÚDE COLETIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Rubneide Barreto Silva Gallo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Daysyane Santos Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Fernanda Bispo de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Francielly Santos Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Helimário de Souza Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Jéssica Mota Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Joyce Evellyn S. de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Talita Leite Santos Moraes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Resumo

INTRODUÇÃO: A participação ativa e criativa do educando e do educador no processo ensino-aprendizagem pressupõe o privilégio de uma prática pedagógica fundamentalmente dialógica e antiautoritária, na qual o aluno não se limita a receber conteúdos emitidos pelo professor. Desta forma as metodologias ativas de ensino-aprendizagem surgem como um instrumento facilitador neste processo, integrando os conteúdos da disciplina Saúde Coletiva e estimulando a criatividade a partir da realidade vivenciada. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A atividade foi realizada como parte da disciplina de Saúde Coletiva, com o objetivo de tornar os conceitos desta área mais claros e prazeroso, bem como relacionar a realidade local. Foram utilizadas três diferentes metodologias ativas: 1ª - discussão de diferentes situações-problema com foco nos conceitos de Saúde Coletiva, Territorialização, Sistemas de Informações e Programação e Planejamento Local de Saúde, todos os temas com elaboração de síntese individual e coletiva; 2ª - Elaboração de material educativo (maquete, livro guia e banner); 3ª - Exposição e apresentação do material produzido na Semana de Arte e Humanização em Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe. IMPACTOS: Esta atividade permitiu a criatividade, bem como percepção da realidade vivenciada, com análise crítica e reflexiva dos problemas encontrados nas microáreas do bairro fictício, apresentação dos objetivos específicos para cada ação necessária, demonstrando as possíveis facilidades e dificuldades para implementação destas estratégias. Ao final da atividade todos os acadêmicos realizaram uma avaliação formativa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta atividade permitiu explorar o conhecimento crítico-reflexivo e científico dos acadêmicos, bem como a criatividade e integração dos mesmos, atuando de forma responsável e respeitosa para com o docente e o grupo. Destaca-se que a construção do aprendizado é constante e pode ocorrer de diferentes formas, e isto só depende da forma com que cada docente incentiva seu acadêmico.