VIVÊNCIA DOCENTE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Cíntia Raquel Bim UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO

Resumo

INTRODUÇÃO: A residência multiprofissional em saúde visa formar profissionais com as habilidades necessárias para a compreensão e a funcionalidade dos atuais modelos de cuidado à saúde, se constituindo em uma estratégia para formar profissionais para o trabalho em equipe, essencial para a integralidade no cuidado. O Sistema Único de Saúde (SUS) e as mudanças das necessidades de saúde da população brasileira determinam a necessidade de discutir e ampliar os debates sobre a atuação dos profissionais para um trabalho em equipe interprofissional que seja resolutivo. Neste contexto, a fisioterapia se insere também com o desafio de superar o caráter reabilitador da profissão, e apresentar suas potencialidades na promoção e prevenção em saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A residência multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual do Centro-oeste-UNICENTRO, em Guarapuava-Paraná, teve início em março de 2016. A minha experiência na residência até o momento foi auxiliar na construção da proposta, e ministrar a disciplina específica intitulada Ações fisioterapêuticas voltadas para promoção e prevenção em saúde, direcionada a duas fisioterapeutas R1. Foram 10 encontros de quatro horas cada, sendo dois mensais. Os conteúdos trabalhados foram desde legislação até ações práticas da fisioterapia na atenção básica, e diversas metodologias foram utilizadas para as aulas. A experiência foi extremamente exitosa, para docente e acadêmicas. A troca de informações entre teoria é prática é o ponto fundamental na formação das residentes, que podem discutir com o professor as experiências que estão tendo no serviço, e encontrar os melhores caminhos para a atuação na atenção básica. A vivência docente neste nível de formação trouxe elementos importantes para a carreira docente, que poderão ser trabalhados também em nível de graduação. IMPACTOS: Atuar na proposta da residência nos permitiu vivenciar a estreita relação entre teoria e prática, que muitas vezes ainda é desarticulada em cursos de graduação. A residência multiprofissional em Saúde da Família também permite estreitar a relação entre os diversos profissionais da área da saúde, buscando desenvolver um trabalho mais resolutivo para a população assistida. Outro ponto relevante nesta vivência foi poder colocar em prática as novas concepções práticas da fisioterapia na promoção e prevenção em saúde. A residência multiprofissional permite uma relação docente-acadêmico/profissional mais estreita, pelo número reduzido de alunos, aprimora a relação ensino-serviço-comunidade, auxilia a inserção de práticas de promoção e prevenção em saúde e o trabalho multiprofissional, fortalecendo a formação de profissionais mais aptos para o sistema público de saúde vigente e para as atuais demandas de saúde da população. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Atuar como docente na residência multiprofissional permitiu vivenciar novos desafios profissionais, tanto na contribuição para a formação dos residentes quanto na inserção de novas práticas fisioterapêuticas voltadas para a atenção básica em saúde.