EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE: RELATO DE UM MODELO INTERDISCIPLINAR NA FISIOTERAPIA

Autores

  • Fagner Fernando Gonçalves CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Elaine Batista CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Juliana Souza CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Gustavo Martins Braúna CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Indira Thais Duarte Luz CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Viviane Lemos Silva Fernandes CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS
  • Welton Dias Barbosa Vilar CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS

Resumo

INTRODUÇÃO: O ensino da saúde no Brasil a cada vez mais vem sendo marcado pelo pouco interesse dos acadêmicos pelo tema de gestão e administração em saúde no ensino superior. Tais circunstancia tem refletido diretamente nas habilidades e competências dos profissionais, especialmente aqueles recém-formados, devido ao mau gerenciamento de recursos públicos e privados, como tanto se vê em consultórios, clínicas e hospitais atualmente. Essas e outras complexidades tem induzido e mobilizado a ciência, as instituições e profissionais a buscarem estratégias criativas e inovadoras capazes de minimizar ou mesmo afastar as ameaças de inserção mercadológicas. Surge, nessa perspectiva, em meados da década de 90 do século XX, um importante mecanismo de mobilização e transformação da sociedade, que se convencionou chamar empreendedorismo. A partir dessa perspectiva, o presente estudo teve por objetivo descrever uma experiência de elaboração de um plano de negócio de um Estúdio de Pilates em Fisioterapia a partir de uma abordagem interdisciplinar desenvolvidas por discentes e docentes dos cursos de fisioterapia e administração, por meio das disciplinas empreendedorismo e Seminário Interdisciplinar. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O curso de fisioterapia e a Empresa Junior do curso de administração, ambos do Centro Universitário de Anápolis, desde 2012 vem desenvolvendo um trabalho integrado através da disciplina Seminário Interdisciplinar, do sétimo período do curso de fisioterapia, que tem como eixo curricular os conteúdos do empreendedorismo. Essas ações acontecem por meio de discussões envolvendo os discentes e docentes destes cursos que permite a prática critico-reflexiva sobre as tendências e oportunidades de mercado nas áreas especialmente da saúde e a partir disso, os alunos conseguem vislumbrar a possibilidade de desenvolver propostas empreendedoras que irão resultar na elaboração de um plano de negócio em fisioterapia. Nesse sentido, os diálogos entre os alunos acontecem por meio de acessórias e aulas integradas entre os cursos, que possibilitam que os planos de negócios sejam desenvolvidos nos pilares da administração e com apuradas estratégias de inovação, competitivas, vendas, marketing e dentre outras, projetadas para o mercado em saúde. Tais encontros para as acessórias com o coordenador da Empresa Junior e discussões com discentes dos cursos acontecem semanalmente e com aulas integradas programas durante o semestre que contemplem a elaboração de cada etapa do plano de negócio e que ao final, os trabalhos são apresentados pelos acadêmicos da fisioterapia para toda a comunidade acadêmica como pré-requisito da disciplina Seminários Interdisplinar VII. IMPACTOS: Por meio dessa vivência, destaca-se o plano de Negócio que possibilitou a elaboração de um Estúdio de Pilates que apresentou estratégias competitivas e inovadoras por oferecer um modelo organizacional compacto, simples, versátil e ofertando serviços especializados e com acessibilidade as populações especiais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Notadamente essa experiência de práticas pedagógicas integradoras possibilitou aos discentes um melhor aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos por estreitar a relação da teoria e prática, bem como, possibilitar uma maior aproximação dos acadêmicos à realidade do mercado e aprimorar suas habilidades e competências no âmbito da gestão em saúde nas práticas empreendedoras.