PROJETO DE INTERVENÇÃO: A APROXIMAÇÃO DO DOCENTE COM O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO COMO FACILITADOR DA ARTE DE ENSINAR/EDUCAR

Autores

  • Andrea Serra Graniço UNIFESO
  • Vinicius Baltar de Araujo UNIFESO
  • Alba Barros Souza Fernandes UNIFESO
  • Rondineli de Jesus Barros UNIFESO
  • Renato dos Santos Almeida UNIFESO
  • Wilma Costa Souza UNIFESO
  • Marcos Felipe Marinho Correa UNIFESO
  • Ana Maria Braga de Oliveira UNIFESO

Resumo

INTRODUÇÃO: Percebe-se a necessidade de ajustes na grade curricular, na formação em fisioterapia, A implementação do SUS e os contextos - social, econômico e político nacional, requerem um curso que não direcione à uma formação especializada, e sim a um currículo dinâmico e inovador. Assim, os Ministérios da Saúde e Educação preconizam a reformulação do ensino superior para que possa ser adaptado ao perfil epidemiológico da região, visando a formação de um profissional de saúde adequado às demandas regionais. As Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN-S preconizam a construção de um perfil acadêmico e profissional apto a atender às necessidades atuais da população, de forma a atuar com qualidade e resolutividade no SUS. A mudança no processo de formação profissional em saúde visa a formação generalista e capazes de prestar uma atenção integral e humanizada, sendo capazes de trabalhar em equipe e tomar decisões levando m consideração não somente a situação clínica individual, mas também o contexto em que vivem os pacientes, os recursos e as medidas mais eficazes. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Foram realizadas pesquisas bibliográficas em bibliotecas, sites e órgãos oficiais de educação, saúde e reguladores da profissão, visando a elaboração de material didático que norteasse encontros de equipe. Foi nomeado um grupo de trabalho, que se reunia uma vez por semana para discussão sobre o Projeto Pedagógico do Curso -PPC, currículo e reflexão além de potencialidades e fragilidades apontadas no resultado da avaliação docente e da autoavaliação. Percebeu-se a necessidade de intensificar encontros de equipe através de rodas de conversas, oficinas e reuniões com objetivo de sensibilizar sobre a importância do envolvimento e empoderamento do docente com o PPC, a ferramenta de condução adotada pela gestão foi a Educação Permanente - EP. IMPACTOS: As mudanças na educação visam a proporcionar melhora na qualidade de formação requerem aprimoramentos nas práticas docentes visando a aproximação com a DCN e o Sistema Único de Saúde (SUS) sendo fundamental: Integrar os atores das diferentes áreas do conhecimento do curso; Refletir sobre estrutura curricular, integração dos módulos, prática profissional singular e coletiva; Exercitar o ouvir e observar de maneira crítica construtiva as práticas profissionais pessoais e de seus pares, nos moldes EP; Favorecer a percepção de que o docente é agente primordial para a construção e avaliação do PPC; Sensibilizar para a construção de um currículo vivo, em movimento; Aprimorar estratégias de inserção de algumas metodologias ativas de ensino. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Para a formação de qualidade e cumprimento da DCN é fundamental a adesão do corpo docente nas discussões acerca do PPC e em capacitações pedagógicas, a integração da equipe, comprometimento com as necessidades de mudança no currículo, autorreflexão sobre a prática profissional; aprimorar o uso de metodologias ativas, buscar e adotar modelo de gestão participativa. Para acompanhamento da proposta está sendo utilizado o Resultado da Avaliação Docente e da Auto Avalição Docente, programa institucional que ocorre anualmente; os resultados são quantitativos além de encontro individual entre cada membro da equipe e a gestão acreditando que a integração entre os atores envolvidos no processo ensino aprendizagem é peça fundamental para qualidade da formação.