TROCAS DE SABERES ENTRE ALUNOS E EGRESSOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA: UM RELATO ENVOLVENDO A GESTÃO EM SAÚDE

Autores

  • Rosa Camila Gomes Paiva UNIPE
  • Rachel Cavalcanti Fonseca UNIPE
  • Rafaela Gerbasi Nóbrega UNIPE
  • Mariana de Brito Barbosa UNIPE
  • Juliana Nunes Abath Cananea UNIPE
  • Leonildo Santos do Nascimento Júnior UNIPE
  • Juliana da Costa Santos Pessoa UNIPE

Resumo

INTRODUÇÃO: Seguindo a proposta pedagógica do curso de fisioterapia do UNIPÊ, bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Fisioterapia, o objetivo do currículo é proporcionar meios para desenvolver a formação do Fisioterapeuta voltado para atuação nos três níveis de atenção básica à Saúde, enfatizando os procedimentos fisioterapêuticos nas condições sanitárias da população, respeitando e/ou aliando-se ao saber popular na construção de mecanismos que promovam a vida com qualidade. Diante dessa realidade, o Curso de Fisioterapia do UNIPÊ detém uma formação generalista tentando integralizar conteúdos e áreas de conhecimento abordados, centrando-se no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiando-se no professor como facilitador e mediador de tal processo. O componente de gestão e gerenciamento em Fisioterapia ainda busca sob o suporte de um componente curricular articulador, viabilizar a construção do saber e, consequentemente, das competências e habilidades pretensas ao Fisioterapeuta, em parceria com os serviços de saúde e os profissionais inseridos nestes espaços, incluindo o egresso. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No terceiro estágio deste componente curricular é previsto a visita de três Fisioterapeutas egressos que atuam na gestão nos três níveis de atenção em saúde. Neste semestre contou-se com três egressos do UNIPE que a partir das suas experiências enriqueceram as aulas desta disciplina. Inicialmente, foi solicitado pela professora coordenadora desta unidade que relatassem sua trajetória acadêmica e profissional; quais aspectos consideravam importantes para serem gestores; se a vida acadêmica contribuiu para a atual função; destacar os maiores desafios de ser gestor na atualidade; estratégias utilizadas para vencer os desafios impostos. Todos tiveram uma hora e 30 minutos para debaterem o assunto e a metodologia seria livre para cada um deles. Assim, todos os egressos seguiram o roteiro pré-estabelecido inicialmente. IMPACTOS: Após a atividade, percebeu-se a grande troca que estes momentos proporcionaram aos alunos, observados pelas indagações e perguntas após cada roda de conversa com os fisioterapeutas egressos, bem como, diálogos pelas redes sociais estabelecidos a respeito das temáticas abordadas, motivando os alunos a buscarem novas perspectivas de cursos de qualificação, especialização e áreas de atuação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Atividades que incluam a vivência com egressos permitem uma troca rica de experiência entre os envolvidos, as quais devem fazer parte das metodologias utilizadas pelos cursos de graduação na área da saúde.