DESEMPENHO COGNITIVO E FUNCIONAL DE IDOSOS SEM DEMÊNCIA ATRAVÉS DOS EXERGAMES

Autores

  • Miriam Lúcia da Nóbrega Carneiro UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) E CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)
  • Natanael Antïnio dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) E CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)
  • Bernardino Fernandéz Calvo UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) E CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)
  • Leilane Cardoso Medeiros de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) E CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)
  • Isabelly Barbosa da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) E CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)
  • Gladir Pereira de Araòjo Jònior e Sophia Stepha Bazêlio UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) E CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)

Resumo

INTRODUÇÃO: O envelhecimento populacional É um fenômeno universal e isto ocasiona uma preocupação crescente com esta população e com o aumento na expectativa de vida. Na atenção ao idoso os exercícios físicos são imprescindíveis, pois auxiliam na prevenção das doenças causadas pelo envelhecimento e na promoção da sua independência e qualidade de vida. OBJETIVO: Esta pesquisa teve o objetivo geral de analisar os efeitos dos exergames no desempenho cognitivo (atenção e memória) e funcional (equilíbrio, marcha, força dos membros inferiores e atividades diárias) de idosos sem demência. METODOLOGIA: Tratou-se de uma pesquisa quase experimental e quantitativa com realização de pré-teste e pós-teste, realizados antes e após intervenção de um protocolo neuropsicomotor com exergames. A amostra final foi de 18 idosas divididas igualmente entre grupo experimental e controle. Foram realizadas 30 sessões de exercícios utilizando os jogos dos consoles X-BOX 360 Kinect¨ e Nitendo Wii¨ em um centro de referência para idosos de João Pessoa, com uma frequência de três vezes semanais e uma hora de duração ao dia. Para avaliar os efeitos da intervenção, foram utilizados instrumentos funcionais e cognitivos gerais e específicos com os idosos participantes. Os dados foram analisados estatisticamente através de testes inferenciais de comparação de médias e o nível de significância adotado nesta pesquisa foi de 5%. RESULTADO: Nos resultados observou-se na comparação entre os grupos (intervenção x controle) que o treinamento com exergames contribuiu significativamente para a melhora do desempenho funcional (p = 0,001) e das atividades de vida diária (p = 0,015). No desempenho cognitivo, observou-se melhora significativa na cognição geral, através do Moca, no grupo de intervenção (p = 0,007) e na memória lógica imediata (p = 0,001) e tardia (p = 0,038) entre os grupos. CONCLUSÃO: Diante dos resultados preliminares desta pesquisa, conclui-se que os exergames funcionam como uma nova estratégia em saúde com a finalidade de proporcionar melhora e/ou manutenção cognitiva e funcional no idoso, promovendo um envelhecimento saudável e contribuindo para a satisfação com a prática de exercício físico.