EFEITOS DA FOTOEXPOSIÇÃO SOLAR EM ATLETAS DE HANDBEACH

Isayanna Mangueira Juca Gomes, Daniele Carneiro Vaz, Larissa Monara de Arruda Lira, Pedro Trajano Borges, Sandra Kelen Angelo Sousa de Oliveira, Annuska Vieira da Fonseca, Rosa Camila Gomes Paiva

Resumo


INTRODUÇÃO: A pele humana manifesta alterações na aparência e nas propriedades mecânicas com o avanço da idade cronológica e com a exposição aos danos cumulativos consequentes de fatores externos. A radiação ultravioleta intensifica o envelhecimento da pele, chamado de fotoenvelhecimento. O fotoenvelhecimento consiste em diversos danos à estrutura da pele, além de favorecer o aparecimento de rugas, discromias, efélides, dermatites, melasmas, xantelasmas e o câncer de pele. O tratamento mais efetivo para é prevenção dessas alterações, além de mudanças de hábitos, é o uso de foto protetores. Algumas modalidades esportivas são realizadas ao ar livre, como o Handbeach, que acaba submetendo os atletas à exposição solar frequente e em horários extensos, por ser desenvolvida em período diurno. OBJETIVO: Desta forma o objetivo deste estudo é analisar os efeitos da foto exposição em atletas de Handbeach. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa na arena do Ginásio Poliesportivo do UNIPÊ, sendo do tipo exploratória com abordagem quantitativa, com coleta de dados através de entrevista, num período de três meses, tendo inicio em março de 2017 à 31 de maio de 2017. A amostra foi composta de cinco atletas, jogadoras de Handbeach, em idades 17 ‡ 32 anos . RESULTADO: De acordo com os resultados encontrados, algumas alterações dermoepidérmicas foram identificadas como, Glogaw grau I (envelhecimento leve) em 4 atletas e grau II (envelhecimento moderado) em uma. Segundo a classificação de Lapiere e Pierrard mostraram que das cinco, quatro j‡=á apresenta rugas leves a moderada e uma delas já presente marcas mais profundas. CONCLUSÃO: Dessa forma os efeitos da foto exposição dos raios solares são importantes e requerem adoção de medidas preventivas, pois além dos danos estruturais à pele, podem trazer sérios prejuízos à saúde com o surgimento de cânceres. Contudo nota-se a necessidade de pesquisas futuras, a fim de aprofundar-se mais sobre o tema e assim gerar amplas discussões sobre o assunto em questão. Palavras-chaves: Protetor solar, exposição, handbeach, envelhecimento cutâneo.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.