FISIOTERAPIA NO CUIDADO DA MULHER NO PÓS-PARTO: ELABORAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA

Maria Izabel Feltrin, Laysse Cândido da Silva, Gabrielle Esther, Camila Brasil, Elisa Gabardo, Thalita Bertotti, Jordana Barbosa da Silva, Thais Tomasoni e Jessica Perezorientadora: Rub Korelo

Resumo


INTRODUÇÃO: O período puerperal é acompanhado por modificações locais e sistêmicas no organismo materno, a fim de retornar às condições pré gestacionais, além disso a puérpera vivia diversos desconfortos em decorrência da gravidez, do parto, da amamentação, das condições emocionais, sendo fundamental a atuação fisioterapêutica na educação em saúde no puerpério oferecendo orientações e os cuidados necessários durante esse período. OBJETIVO: Elaborar uma cartilha educativa sobre a fisioterapia no cuidado da mulher no pós-parto. METODOLOGIA: Projeto de Extensão aprovado conforme nº 002050/2016 e como um dos produtos final deste, foi à elaboração da cartilha educativa intitulada: "Cuide-se no pós-parto: a fisioterapia ajuda você", foi realizada inicialmente uma pesquisa científica sobre os principais desconfortos no puerpério. RESULTADO: em seguida foi pesquisado a relação destes desconfortos com as orientações fisioterapêuticas que podem ser oferecidas. CONCLUSÃO: após essa etapa, foi buscou-se imagens relacionadas às essas orientações, que serviu como modelo para produção das imagens finais pela ASPEC e organização do conteúdo para impressão gráfica.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.