AUTOPERCEPÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS E ADAPTAÇÃO À VIDA ACADÊMICA

Autores

  • Elizama Vieira dos Santos Brandao Alves UNIGRANRIO
  • Maria Adelaide dos Santos UNIGRANRIO
  • Angelica Vasconcellos Alves da Ponte UNIGRANRIO
  • João Luiz da Silva Rosa UNIGRANRIO
  • Alvaro Camilo Dias Faria UNIGRANRIO
  • Felismar Manoel UNIGRANRIO
  • Jefferson Caldeira Braga UNIGRANRIO

Resumo

INTRODUÇÃO: A adaptação acadêmica à universidade se configura como o resultado de processos cognitivos, sociais e afetivos que, quando harmonizados, tornam mais provável o êxito do aluno às demandas do contexto acadêmico, bem como à interação no processo geral de socialização. OBJETIVO: Analisar a auto percepção de habilidades sociais e verificar seus perfis de adaptação à vida acadêmica em alunos do curso de Fisioterapia, considerando que as interações interpessoais são bases de processos sociais e que um repertório prévio mais elaborado de habilidades pessoais e sociais facilitam o processo de adaptação. METODOLOGIA: Participaram 149 alunos da 1a à 10 a fase, sendo 131 do gênero feminino e 18 do masculino, com faixa etária entre 18 a 46 anos. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados dois questionários semiestruturados, Autopercepção de Competências Sociais e Pessoais, adaptado pelo grupo GEFISIO - Unigranrio e inspirado no Manual Prático para Promoção de Competências Pessoais e Sociais da APCO/ Portugal, por Lúcia Neto Canha e Sônia Mota Neves, e um questionário já utilizado como instrumento de avaliação em alunos que apresentam dificuldades no rendimento acadêmico, estruturado pelo grupo GEFISIO - Unigranrio, também já utilizado nas estratégias do PROAPA. A fim de determinar qual teste estatístico utilizar na nossa análise, foi utilizado o teste Shapiro-Wilk's W test para análise da normalidade da amostra. Como as amostras n‹o obtiveram uma distribuição normal, foi utilizado o teste n‹o-paramétrico Kruskall-Wallis Anova para as comparações. Foi considerado significativo quando p<0,05. O presente estudo foi previamente aprovado no Comitê de Ética da UNIGRANRIO (CAEE 60793516.4.0000.5283). RESULTADO: O questionário de Autopercepção de Competências Sociais e Pessoais, apontou significância estatística nas percepções meu julgamento social", "minha autoconfiança", "meu posicionamento pessoal". Destacamos diferença das competências por fases, levando em consideração, as médias. < 3,00. Mesmo sem significância estatística, nos permite compreender a realidade do repertório das habilidades sociais desses universitários. O questionário sobre nível de dificuldade percebida em situações diversas no ambiente acadêmico, observamos que não houve significância estatística nos resultados. No entanto percebe-se que houve casos isolados por fases médias ? 2,00 considerado na análise do questionário como características de alerta, mais evidente na fase 10, que é a etapa final de formação profissional da universidade. CONCLUSÃO: Em virtude dos fatos mencionados conclui-se que não foi identificada rela‹o entre domínios de habilidades sociais com repercussão na autopercepção e nas exigências da vida acadmica dos universitários do curso de Fisioterapia.