ENSINO DA ANATOMIA: AVALIAÇÕES APLICADAS EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO SILVIO ROMERO

Autores

  • Tatiana dos Santos Moreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS LAGARTO
  • Luiz Felipe dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS LAGARTO
  • Leiça Sand Pereira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS LAGARTO
  • Carla Nunes Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS LAGARTO
  • Gabrielle Santos Maroto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS LAGARTO
  • Francielli Peixoto de Carvalho Andrade UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS LAGARTO
  • Marcela Ralin de Carvalho Deda Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS LAGARTO
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS LAGARTO

Resumo

INTRODUÇÃO: O projeto compreendendo o corpo humano ensino da anatomia humana como forma de integração entre a escola e universidade é realizado no Colégio Estadual Silvio Romero, no município de Lagarto/SE. São utilizadas metodologias e estratégias ativas para o ensino da anatomia, sendo os alunos do ensino médio agentes responsáveis pela aprendizagem e os discentes da Universidade Federal de Sergipe-UFS, agentes facilitadores, buscando aproximar as realidades da escola e universidade. OBJETIVO: O trabalho tem como objetivo analisar a eficácia das metodologias usadas nas aulas de anatomia do módulo dois (anatomia cabeça e pescoço/sistema digestivo) por meio de duas ferramentas, a avaliação somativa e formativa. METODOLOGIA: Os alunos têm aulas uma vez por semana do módulo composto por cinco aulas de anatomia cabeça e pescoço/sistema digestivo. Inscreveram-se para o módulo dois 37 pessoas e foram distribuídos em duas turmas (manhã e tarde), mas só 18 concluíram, os alunos são avaliados através de duas ferramentas: avaliação somativa, que são quatro questões referentes ao tema do módulo, respondidas antes da primeira aula para avaliar o conhecimento prévio dos alunos e aplicada novamente ao final da última aula para avaliar o conhecimento adquirido, sendo as mesmas questões em ambas as aplicações. Outra ferramenta utilizada é a avaliação formativa a qual o discente, agente facilitador avalia o aluno da escola de acordo alguns itens atribuindo notas de 0 - 2 a cada item, que são: relação com os membros do grupo; relação com o orientador da atividade; expressar-se de forma clara, objetiva e organizada; utilizar conhecimentos prévios; interesse e habilidade na atividade proposta, todos estes pontos são avaliados no primeiro dia de aula e novamente no último. RESULTADO: Podemos observar o aumento do percentual de acertos nas questões da avaliação somativa: para a questão 1 na primeira aplicação 33,3% e na segunda 72,25%; questão 2 na primeira aplicação 22,2% e na segunda 61,1%; questão 3 na primeira aplicação 27,8% e na segunda 66,7%; questão 4 na primeira aplicação 11,1% e na segunda 55,6%, obtendo no geral um percentual de acerto na primeira aplicação de 23,7% e na segunda 63,9%.Na avaliação formativa foram obtidas as seguintes médias: na primeira avaliação 7,2 e na segunda avaliação 8,7. CONCLUSÃO: Conclui-se que o objetivo foi alcançado, pois através dos resultados obtidos pelas ferramentas de avaliação somativa e objetiva nota-se a evolução na aprendizagem em ambas, com o uso das metodologias ativas, comprovando a sua eficácia no ensino da anatomia.