ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ/RN

Autores

  • Bartolomeu Fagundes De Lima Filho Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte
  • Javier Jerez-Roig Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte
  • Gabriele Natane De Medeiros Cirne Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte
  • Ana Letícia De Souza Pereira Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte
  • Johnnatas Mikael Lopes Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte
  • Achilles De Souza Andrade Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte
  • Nayara Priscila Dantas De Oliveira Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte
  • Marcello Barbosa Otoni Gonçalves Guedes Universidade Federal Do Rio Grande Do Norte

Resumo

INTRODUÇÃO: A educação é considerada como um elemento que impulsiona o desenvolvimento de uma nação. A resolução COFITTO no 80 (1987), explicita que o foco de atenção da fisioterapia baseia-se na promoção da qualidade de vida e no bem-estar biopsicossocial do indivíduo. Para tanto, tal ciência possui uma finalidade específica na educação em saúde, alcançando patamares intervencionistas em todos os âmbitos sociais. Tais ações de educação em saúde podem ser realizadas em parcelas distintas da população, como escolares, professores, agentes comunitários de saúde, pacientes em sala de espera, ações em praça pública, dentre outros. Ainda, a educação continuada é, para tanto, uma proposta do SUS para garantir a educação dos profissionais de saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O trabalho foi pautado em ações educativas que ocorreram durante os estágios da atenção básica das disciplinas de Cardiologia/Pneumologia/Angiologia. Tais ações aconteciam duas vezes por semana pela manhã e possuíam abrangência local com alto impacto com relação à participação e busca de conhecimento. Acontecia nas imediações da Unidade Básica de Saúde do bairro do Conjunto Cônego Monte. As ações ocorreram na sala de espera para consulta médica, com palestras educativas e distribuição de folders; em uma escola de nível básico do bairro cônego monte entre os escolares (ações lúdicas e participativas) e professores (dinâmicas motivacionais); capacitações dos agentes comunitários de saúde (debates e atividades práticas) e por fim, ações educativas sobre a Diabetes e a Hipertensão em praça pública com aferição da glicemia e pressão arterial e palestras educativas sobre estas doenças. IMPACTOS: Para tal fim, deixa-se claro que a população aceita enfaticamente as ações educacionais e responde com ímpeto, participação, assiduidade e respeito, encontrando no conhecimento uma ferramenta essencial para sua formação diária. Espera-se que estas ações possam ter qualificado a população como elemento ativo em sua saúde e bem estar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por fim, conclui-se que as ações de educação em saúde movimentam a realidade do bairro em questão e que a aceitação destas se incrementa pelo ganho mútuo de aprendizado, que torna-se constante. A busca incessante da melhora da humanização nas ações de atenção primária em saúde fomenta o interesse vigente por uma boa qualidade da atenção.