A ATENÇÃO PRIMÁRIA E A DESCONSTRUÇÃO DO ENVELHECIMENTO

Brisdeon Bruno Silva de Alencar, Hanna Louise Maceno Marinho, Luiza Beatriz Bezerra da Silva, Kemylly Guedes Monteiro, José Felix de Brito Júnior, Danyelle Nóbrega de Farias

Resumo


INTRODUÇÃO: O envelhecimento carrega consigo a degradação orgânica natural, sem partir necessariamente de ações patológicas. O processo de envelhecimento flui de modo gradativo e contínuo. Para se obter resultados que aumentam a expectativa e qualidade de vida deve-se anteriormente ter hábitos que gerem tal consequência, bons costumes aliados a atividades físicas alteram de forma positiva a vida de todos que aderem a um estilo de vida em atividade. A experiência aqui relatada teve como objetivo proporcionar o conhecimento sobre a necessidade de se executar exercícios físicos e cognitivos, tratando assuntos como memória, exercícios de baixo impacto e socialização, tendo como público-alvo, os idosos. . DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: O grupo realizou visitas a uma unidade básica de saúde da família (USF), nesta trabalhou com a Equipe de saúde em seu momento no grupo de idosos. Durante as atividades, desenvolvidas em uma USF na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, foram realizadas dinâmicas de modo com que os idosos se fizessem ativos no sentido motor e sensitivo, com técnicas principalmente de prevenção, como alongamentos, procedimentos de equilíbrio, respiração e jogos estimulantes do hipocampo, realizamos também jogos com estimulação visual a partir de cores e música. Estimulou-se a criação de um espaço para diálogo com idosos no intuito de socialização e desprendimento do tratamento demasiadamente formalizado, para que se sentissem á vontade, tanto conosco quanto consigo mesmos, estimulando a participação deles dentro das atividades coletivas. IMPACTOS: Houve principalmente o enriquecimento da formação tanto profissional quanto humana, a partir do compartilhamento dos saberes e troca de experiências entre todos os participantes. O acolhimento e o carinho distribuídos foram alguns dos efeitos altamente positivos conquistados. As atividades geraram envolvimento/vínculo, constituindo deste modo uma ação saudável no sentido para além dos ganhos físicos. Observou-se que através da mudança de hábitos, por atividades em grupos como as realizadas, o envelhecimento pode ser desconstruído, criando um referencial diferente para o fato de envelhecer. Foram momentos agradáveis, de aconchego e ainda de desconstrução do tabu relacionado á prática de exercícios físicos por idosos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir da vivência na Atenção Primária a Saúde pode-se perceber o quão necessário é este contato primário entre o usuário e o Sistema Único de Saúde, aumentando a efetividade da promoção e prevenção da saúde. Faz-se imperioso a continuidade e a expansão de atividades com esta perspectiva, que prezam pela qualidade de vida do idoso, promovendo saúde e bem-estar, socialização e inclusão. Desta forma, realizando um cuidado humanizado e garantindo uma atenção integral á saúde, para a desconstrução do envelhecimento como sinônimo de patologia. Palavras Chave: Atenção Primária a Saúde. Envelhecimento. Promoção da Saúde.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.