A ATUAÇÃO INTERDISCILINAR NA ATENÇÃO PRIMARIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Vivianne de Lima Biana Assis UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS
  • Vanessa Lôbo de Carvalho UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS
  • Ana Raquel de Carvalho Mourão UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS
  • Isabella Natália Rocha da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS
  • Adriana de Oliveira Bezerra UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS
  • Thayse da Silva Guedes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS
  • Milena Lima Costa Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS

Resumo

INTRODUÇÃO: A atenção primaria á saúde (APS) ou atenção básica constitui-se no primeiro nível da assistência, sendo uma forma de intervenção precoce. A APS é responsável não só por um conjunto de serviços de saúde direcionados para as necessidades dos indivíduos, como também pela integração dos níveis de atenção á saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, tem como um de seus principais alvos a organização básica, expondo seus principais fundamentos que são: integralidade, universalidade, equidade e participação social. As ações desenvolvidas com a equipe integrada possibilita reconhecer e propor soluções para os problemas em conjunto com outros profissionais, fazendo com que cada um tenha uma visão ampla e diferenciada sobre o problema. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Em cumprimento ao estágio supervisionado - fisioterapia na comunidade, os acadêmicos, sob supervisão docente, planejam e executam de forma integrada e interdisciplinar, com os cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, as atividades educativas e de atendimento domiciliar. São desenvolvidas atividades com: a) grupos educativos voltados a saúde do homem, gestante e crianças; b) salas de espera; c) grupos de práticas corporais com mulheres; d)atendimento integrado domiciliar para acamados ou pacientes com dificuldades de locomoção; e) seminários; f) supervisão e planejamento das atividades. Todas as atividades são previamente planejadas pela equipe e possibilitam a aproximação entre os cursos e o estreitamento dos laços do a comunidade. IMPACTOS: A vivência interdisciplinar na comunidade é uma experiência única, que estreita as relações interprofissionais e estimula o olhar integral a saúde. A relação horizontalizada com a comunidade fortalece o vínculo e promove a assistência humanizada, reforçando o olhar ampliado a saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estágio supervisionado integrado proporciona uma vivência interdisciplinar, rompendo as barreiras entre os cursos e despertando no acadêmico o olhar ampliado á saúde. Assim é possível perceber o reconhecimento da importância do trabalho interdisciplinar nos cuidados em saúde.