ATENÇÃO INTEGRAL E INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO ESTÁGIO HOSPITALAR DE FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Carla Renatha Barbosa, Ana Raquel de Carvalho Mourão, Nathália Costa Toledo Pacheco Piatti, Roberta Márcia Torres, Michele Fontes Silva, Lívia Carolina de Souza Dantas

Resumo


INTRODUÇÃO: A reorganização dos currículos dos cursos superior da área de saúde visam a formação direcionada as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e proporcionar ações integrais de saúde, nos diversos níveis de complexidade por meio da promoção, proteção e á recuperação da saúde de indivíduos e coletividade (Texeira, 2013). A formação profissional aponta para uma tendência á especialização e os estágios hospitalares apontam á práticas da Fisioterapia centradas no modelo biomédico e uma visão reducionista do corpo humano ao processo biológico e centrado na cura e reabilitação do organismo (Silvia, Silveira, 2011). Ressaltando que os profissionais de saúde devem desenvolver a capacidade de atuar sob uma perspectiva interdisciplinar e humanística, com isso reforçando o trabalho em equipe (Batista,2012). O estágio consistes em ações desenvolvidas no ambiente de trabalho que envolve atividades teórico-práticas, possibilitando ao discente aprimorar os conhecimentos adquiridos no processo ensino-aprendizagem, além de desenvolver ações nos diversos níveis de atenção á saúde e permitindo a integração ensino e serviço. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Relato de experiência vivenciado por acadêmicos do décimo período do curso de Fisioterapia, decorrente do componente curricular estágio Supervisionado Hospitalar. As atividades eram realizadas nas enfermarias de um hospital de Maceió que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e envolviam os pacientes, seus acompanhantes e a equipe de saúde da unidade hospitalar. Os estagiários atuavam nesse campo durante uma média de 11 dias com uma carga horária de cinco horas diárias. As atividades incluíam: avaliação e atendimento individual dos pacientes, posicionamento no leito e mudanças de decúbito, confecção de material com orientações de cuidados específicos para cada paciente, discussão de casos clínicos e seminários com aprofundamento teórico. Além de atividades de educação e promoção em saúde desenvolvidas com os pacientes e acompanhantes nas enfermarias, com a equipe de saúde do Hospital e também com a participação de alunos do estágio Supervisionado de Nutrição da Faculdade Estácio/FAL. Foram tratados temas como Hipertensão, Diabetes, esclarecimentos sobre o AVC, Alimentação saudável e Atividade Física, entre outros. IMPACTOS: A prática deste estágio contribui para a construção do perfil profissional focado não apenas na reabilitação, pois os acadêmicos vivenciaram o processo de integralidade na atenção á saúde e o direcionamento das atividades considerando o paciente e suas particularidades. No estágio os alunos revelaram a criatividade, o conhecimento adquirido durante o curso, a tomada de decisão, o atendimento humanizado no processo de trabalho, além da atuação na prevenção, promoção e reabilitação do paciente e atividades focadas na saúde e no papel dos acompanhantes que participavam de forma ativa e ficavam muito agradecidos pela a atenção dedicada. Foi possível desenvolver um trabalho interdisciplinar com os alunos do curso de Nutrição nas ações de educação em saúde. Além da Integração Ensino/Serviço por meio de atividades desenvolvidas com a equipe de saúde da unidade hospitalar. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estágio proporcionou aos acadêmicos realizarem atividades voltadas para a atenção integral á saúde conforme as diretrizes e políticas de saúde do Sistema Único de Saúde, favorecendo a integração ensino-serviço e alcançando os objetivos propostos do componente curricular.

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A revista Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia foi avaliada como B2 na área de Ensino, B3 na área de Serviço Social, B4 nas áreas de Saúde Coletiva, Interdisciplinar, Enfermagem e Educação Física e B5 na área de Medicina II e Arquitetura, Urbanismo e Design no QUALIS/CAPES - Quadriênio 2013-2016.