BLITZ DA MOCHILA: UMA EXPERIÊNCIA DE LUDICIDADE E PREVENÇÃO NA SAÚDE DO ESCOLAR

Autores

  • Ediene Nascimento de Araújo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Karoliny Nunes dos Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Nathália Stéphanie Cavalcanti de Jesus CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Rafaela Gerbasi Nóbrega CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Ana Letícia da Silva Pimentel CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Ana Luísa Soares de Sousa Melo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Jane Oliveira Marques CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: As mochilas são utilizadas para facilitar o transporte de cargas, e são usadas frequentemente no ambiente escolar para carregar os materiais pessoais. Essa carga conduzida pelos alunos pode ser um fator de risco para o aparecimento de dores nas costas e desvios posturais da coluna vertebral em crianças e adolescentes, já que estão em fase de crescimento. Nesse contexto, a atuação da fisioterapia na saúde do escolar permite que sejam realizadas orientações e supervisões quanto a relação entre o peso corporal e o peso da mochila, pois possibilita identificação de fatores de riscos para desvios posturais. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Este estudo consiste em um relato de experiência das acadêmicas do curso de Fisioterapia do Centro universitário de João Pessoa - UNIPE, por ocasião da vivência do componente curricular Estágio Supervisionado I, no período de Fevereiro de 2017 a Junho de 2017, no bairro do Renascer III/III do município de Cabedelo-PB. Foi realizada uma ação educativa no formato lúdico, intitulada, Blitz da mochila, nas turmas do 4º e 5º anos da Escola Plácido de Almeida - Renascer III, localizada no município de Cabedelo -PB. A ação reuniu 49 crianças, sendo avaliadas o peso corporal e o peso das mochilas. A maioria apresentou um resultado satisfatório e na oportunidade, foi explicado a importância da boa postura em sala de aula e os cuidados com o peso da mochila e o seu uso, para prevenção de dores e desvios na coluna. Ressalta-se que durante essa intervenção, as alunas foram caracterizadas de guardas de trânsito, com apitos e coletes. Na semana posterior, o grupo de alunas retornou a escola como super heroínas da postura com camisa e capas personalizadas. Nesse momento, foi realizada roda de conversa sobre a coluna vertebral e alongamentos, sendo entregue ao final cartilha de orientações. Para finalizar o dia de intervenção, utilizamos de forma lúdica uma paródia sobre o tema: postura, com o auxílio do violão, onde todos puderam participar e cantar junto conosco. IMPACTOS: Foi uma grande experiência acadêmica, pois sabemos que ás vezes o peso chega a ser tão grande que eles têm que ficar um pouco inclinados para frente e assim contrapor o peso, além de que muitos já sentem dores nas costas. E nós oferecemos orientações tanto para as crianças como para os professores, a fim de que ficassem informados e conscientiza-los, com propósito de moderar o carregamento de peso elevado e assim evitar futuros distúrbios da coluna. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante da nossa experiência vimos á importância da inserção do fisioterapeuta no ambiente escolar, pois é um profissional que pode prevenir e orientar para que sejam evitadas alterações posturais.