ATIVIDADES ESTRUTURADAS NA FORMAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA

Autores

  • Maurício Lima Poderoso Neto ESTÁCIO FASE
  • Leonardo Yung Dos Santos Maciel ESTÁCIO FASE
  • Tiago Pinheiro Carvalho ESTÁCIO FASE
  • Andrea Costa De Oliveira ESTÁCIO FASE
  • Carla Macela Gomes Ferreira Dos Santos ESTÁCIO FASE
  • Jader Pereira De Farias Neto ESTÁCIO FASE
  • Heloisa Suzane De Sa Matos ESTÁCIO FASE
  • Michel Santana Santos ESTÁCIO FASE

Resumo

INTRODUÇÃO: A formação de profissionais fisioterapeuta requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização de atividades assistenciais, gerenciais, de ensino e pesquisa. Nessa perspectiva, as atividades estruturadas constituem uma forma ímpar na abordagem e construção de espaço para o exercício de práticas lúdicas, motivantes além da reflexiva e crítica unindo teoria a prática em um processo de auto-aprendizagem. As atividades Estruturadas, embasadas no Art. 2º, item II da Resolução CNE/CES nº 3, de 2 de julho de 2007, implicam a construção de conhecimento, com autonomia, a partir do trabalho discente. Os paradigmas da complexidade Morin (2001) propõem um ensino fundamentado em múltiplas visões proporcionando aos alunos aprendizagens que desenvolvam a visão crítica, criativa e transformadora que são atendidos pelas atividades estruturadas. A fisioterapia atua na reabilitação do idoso priorizando a manutenção ou restauração da sua capacidade funcional, bem como a acompanhamento dessa condição. Diante das alterações funcionais e anatômicas observadas, elaboramos uma atividade realizada em grupo, a fim de promover movimento e lazer. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Foi elaborada uma programação envolvendo os internos do Asilo Rio Branco na cidade de Aracaju-Se, com o objetivo de proporcionar momentos de descontração associada à prática de atividades fisioterápicas utilizando como tema principal as Olimpíadas que serão realizadas no Brasil em 2016. Foram subdivididos quatro grupos por esportes, a exemplo do basquete, boliche, futebol e tiro ao alvo, todos adaptados as condições dos idosos. Para a execução da proposta, os internos do asilo foram ao salão central. Inicialmente, foram realizados alongamentos com bola de assopro, sendo separados posteriormente em 4 grupos, onde cada um realizou atividades diferentes, acompanhados dos estagiários de fisioterapia que ficaram responsáveis em auxiliá-los. Foram desenvolvidas 4 atividades.Na atividade de chute ao gol, os idosos foram organizados lado a lado tendo cada idoso 5 tentativas. Já no boliche, posicionamos 7 idosos em semicírculos, tendo cada idoso 5 chances de acertar o maior número de garrafas.Para o basquete, posicionamos 8 idosos em volta do cesto da cesta, com cada competidor tendo 5 chances. No tiro ao alvo, foram alocados 7 idosos em frente ao biombo que simulava o alvo, com cada idoso tendo 5 chances de acertar a bola de assopro. Ao final, todos os idosos receberam um brindes personalizado e medalhas de ouro, pois de fato o comprometimento e a vontade de ganhar fizeram de todos verdadeiros campeões. IMPACTOS: Dos resultados obtidos percebemos que as Atividades estruturadas possibilitaram que as atividades de estágio sejam pautadas em conhecimentos previamente discutidos e socializados, as preceptoras começaram a ter maior facilidade em acompanhar os discentes e relataram que os mesmos atuam com uma postura ética mais adequada. Os discentes afirmam que estas atividades são primordiais e extremamente válidas para a consolidação dos conhecimentos necessários para um bom desempenho e, conseqüentemente, para sua formação profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Constatamos que as atividades estruturadas possibilitam a construção do agir, saber e fazer da fisioterapia que devem ser trabalhados continuamente.