CONSTRUÇÃO DO PORTFÓLIO REFLEXIVO NA ATENÇÃO BÁSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Clenya Yonara Guedes Belarmino CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Mohana de Araujo Lima Patriota CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Camila Nepomuceno Norat CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Juliana Gomes Montanha de Freitas CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Natalia Paes Santana CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Eleazar Marinho de Freitas Lucena CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Renata Newman Leite dos Santos Lucena CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: O portfólio constitui-se de um instrumento de estimulação do pensamento reflexivo, facilitando oportunidades para documentar, registrar e estruturar os procedimentos e a própria aprendizagem. Esta estratégia permite ao estudante uma ampliação e diversificação do seu olhar, estimulando a tomada de decisões, a necessidade de fazer opões, de julgar, de definir critérios, de se deixar invadir por dúvidas e por conflitos, para deles poder emergir mais consciente, mais informado, mais seguro de si e mais tolerante quanto ás hipóteses dos outros. O portfólio possibilita ao estudante ser agente interventor sobre sua realidade, produzindo saberes e avaliando suas limitações, o que permite a busca de novos conhecimentos e a transformação da prática. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Diante disso, foi elaborado um Portfólio Reflexivo por discentes de Fisioterapia do 7º período, com orientação do docente supervisor, durante o estágio supervisionado na Atenção Básica. As reflexões eram realizadas a partir da vivência nas atividades práticas do estágio, dentre elas: o planejamento das ações propostas, o aprendizado sobre o trabalho em grupo operativo, o olhar ampliado durante os atendimentos no domicílio, a interação com outros profissionais da atenção básica durante as atividades compartilhadas, a oportunidade de interagir com a comunidade em salas de espera e rodas de conversa, as estratégias utilizadas para superar possíveis problemas encontrados e a satisfação com o alcance dos objetivos esperados. IMPACTOS: O portfólio foi uma forma de registrar diariamente todas as atividades desenvolvidas no estágio, permitindo a avaliação dinâmica e coletiva das ações de cuidado, adequando-as de acordo com os sujeitos envolvidos neste processo, discentes, docente, profissionais e usuários. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A construção do portfólio viabilizou a reflexão acerca da importância do estágio supervisionado na atenção básica para a formação profissional, contribuindo para o fisioterapeuta desenvolver sua prática com competências e habilidades compatíveis com as necessidades da população neste nível de atenção.