CUIDANDO DO CUIDADOR: UM OLHAR AMPLIADO

Autores

  • Natália Herculano Pereira CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Pollyana Soares de Abreu Morais CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Zênia Trindade Souto Araújo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Andréa Carla Brandão da Costa Santos CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Aliceana Ramos Romão de Menezes CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Gisele Barros Soares CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Dostoievsky Ernesto de Melo Andrade CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
  • Maria Elma de Souza Maciel Soares CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

Resumo

INTRODUÇÃO: O cuidar está presente no dia-a-dia do ser humano e reflete a atenção, o zelo dispensado ao outro. Por ser uma função que consiste em assumir a responsabilidade de atender ás necessidades básicas da pessoa cuidada, o cuidador se encontra sobrecarregado e com comprometimento da qualidade de vida. Mediante o exposto, foi proposta uma atividade que mobilizasse os alunos no sentido de cuidar da pessoa responsável pelo doente, buscando seu bem-estar. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A atividade proposta foi desenvolvida na enfermaria clínica do hospital municipal Santa Isabel e envolveu a participação dos discentes, docente, cuidadores e, indiretamente, os usuários da respectiva enfermaria. Após discussão sobre o cuidado no âmbito hospitalar, foi solicitado aos alunos que desenvolvessem uma atividade que atendesse as necessidades dos cuidadores, de forma coletiva. A atividade foi dividida em dois momentos. Primeiramente, os discentes explanaram um pouco sobre transferências e posturas adotadas pelos cuidadores e usuários, evidenciando como seria a melhor forma de realizá-las, como também, o melhor posicionamento. Em seguida, arguiram sobre as queixas dolorosas dos cuidadores e o que eles tinham dificuldade em realizar, dando-lhes as orientações cabíveis. Num segundo momento, os cuidadores foram convidados para formarem um círculo e, assim, foi proposto uma sessão de alongamentos e relaxamento. À medida que os alunos demonstravam como deveria ser realizado cada movimento, este era repetido pelos acompanhantes e, quando preciso, corrigido pelos discentes e docente presente. Os usuários acompanhavam a atividade com bastante atenção e comentavam sobre a importância desse trabalho, uma vez que vivenciavam dia e noite as reclamações dos seus cuidadores com relação ao esgotamento físico e as dores constantes na coluna cervical e lombar, além das articulações dos ombros. Levando-se em consideração a fala dos usuários, após os alongamentos fora realizada uma massagem coletiva, trazendo grande satisfação para os acompanhantes. Ao final da atividade pode-se perceber uma perfeita integração entre os usuários, cuidadores, discentes e docente. IMPACTOS: Criatividade e tomada de decisão, uma vez que o olhar do discente na maioria das vezes se encontra voltado para o usuário e, a partir do momento que ele amplia esse olhar, enxerga no entorno outras pessoas que também necessitam de cuidado; no âmbito hospitalar o cuidador é mais passivo e geralmente atende apenas as necessidades do próprio paciente esquecendo de si, então participação ativa destes envolve a atuação em cadeia do cuidado, o que favorece uma maior socialização entre todos os atores envolvidos, promovendo a integração e desprendimento da equipe e dos participantes. A atividade desenvolvida foi bastante apreciada pela coordenação do hospital, pelos cuidadores e usuários, passando a ser realizada uma vez por semana. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O desenvolvimento dessa atividade proporcionou aos discentes a abertura a novas experiências, maior socialização e tomada de decisão. Além disso, permitiu uma maior reflexão e conhecimento sobre a arte de cuidar. Aos cuidadores, relaxamento, satisfação e maior humanização na assistência ao usuário. E ao usuário, maior valorização do papel desempenhado pelo seu cuidador.