EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE PREVENÇÃO DA DOENÇA DE ALZHEIMER: UM RELATO COM IDOSOS ATIVOS

Autores

  • Eridyan Alves Casado FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA - FCMP/PB
  • Lúcia Maria Silva da Paz FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA - FCMP/PB
  • Rebeca Pereira da Silva FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA - FCMP/PB
  • Amanda Rayssa Mendes de Souza FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA - FCMP/PB
  • Hugo Leonardo Alves da Silva FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA - FCMP/PB
  • Kelton Dantas Pereira FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA - FCMP/PB
  • Rachel Cavalcanti Fonseca FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAÍBA - FCMP/PB

Resumo

INTRODUÇÃO: A doença de Alzheimer é a patologia neurodegenerativa de maior frequência associada ao envelhecimento, cujas manifestações cognitivas e funcionais resultam em uma deficiência progressiva e em uma eventual dependência. A promoção de saúde na velhice visa prorrogar o processo de incapacitação dos idosos e uma forma de tornar isso realidade são as atividades de educação em saúde. A metodologia ativa é uma forma educativa que disponibiliza processos de ensino-aprendizagem crítico-reflexivos. Usá-la como ferramenta na educação em saúde disponibiliza um feedback da comunidade para o profissional de saúde, fazendo com que a atividade seja ainda mais proveitosa. É importante ressaltar que, nesse processo ativo, a atuação do educador não é o único determinante para o sucesso da atividade, pois os participantes também devem ser sujeitos ativos e responsáveis pela aprendizagem. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência envolvendo os discentes inseridos em um projeto interdisciplinar e um grupo de idosos da comunidade através de uma atividade com metodologia ativa. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: No segundo semestre letivo de 2016, o projeto de extensão Atenção a Pessoa Idosa: Um Cuidado Interdisciplinar realizou uma atividade de educação em saúde envolvendo alunos dos cursos de fisioterapia, medicina, nutrição, farmácia e enfermagem no Centro Convivência do Idoso, abordando a temática Doença de Alzheimer. A atividade foi iniciada por uma roda de conversa com apresentação de tarjetas englobando os temas "O que é a Doença de Alzheimer (DA)", "Quais as manifestações clínicas da DA", "Como se caracterizam as fases da DA" e "De que maneira se previne e se trata a DA". A dinâmica da atividade se sucedeu em perguntas sobre a temática, avaliando o conhecimento dos idosos acerca do tema e explanação do assunto de maneira que houvesse participação ativa dos sujeitos na construção do conhecimento. Após a roda de conversa foram realizadas atividades recreativas com os idosos objetivando estimular suas mentes, através de jogos de memória e de um bingo. IMPACTOS: Observou-se uma vasta corroboração dos idosos na temática abordada, os mesmos participaram com relatos de seus conhecimentos quanto ás manifestações da DA, com a demonstração de interesse nas informações sobre os métodos de prevenção e tratamento e com a receptividade das atividades recreativas. À medida que a atividade foi acontecendo, observou-se o comprometimento social dos acadêmicos com a promoção de saúde e prevenção de doenças da população idosa, promovendo conhecimento aos idosos e estimulando-os a melhorar sua saúde e independência intelectual, através das atividades realizadas, como também, unindo a experiência entre profissionais, acadêmicos e a comunidade, viabilizando a produção de conhecimento com embasamento científico relacionado ao tema em destaque. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A doença de Alzheimer é uma patologia que altera multidimensionalmente o indivíduo acometido, dessa maneira, a abordagem interdisciplinar é de fundamental relevância para a melhora do quadro dos pacientes, pois o ser humano é complexo e deve ser tratado de forma holística. Conscientizar os idosos possibilita o diagnóstico precoce da doença e realizar atividades lúdicas estimula o cognitivo do idoso e previne a DA. A metodologia ativa proporciona essa conscientização e elucida duvidas de forma efetiva.