ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA-PSE DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB

Autores

  • François Talles Medeiros Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • Cíntia Raissa Araújo Dantas UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • José Félix De Brito Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • José Carlos Nogueira Nóbrega Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • Leônia Nayara Olegário Leite Souza E Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • Viviane Da Silva Vasconcelos UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • Katia Suely Queiroz Silva Ribeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB
  • Dailton Alencar Lucas De Lacerda UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

Resumo

INTRODUÇÃO: É de fundamental importância que o atendimento a saúde não fique diretamente vinculado aos hospitais e centros de saúde envolvendo a interação de outros setores da sociedade (SATIAGO et al., 2012), dentre os quais destaca-se o espaço escolar. Instituído em 2007, o Programa Saúde na Escola ? PSE tem como objetivo a interação entre saúde e educação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, proporcionando melhoria em sua qualidade de vida (Ministério da Saúde/Ministério da Educação, 2014). DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A atividade ocorreu no dia 17 de junho de 2014 com 25 (12F/13M) estudantes entre 7 e 11 anos, com média de 8,68 (DP±1,24), do 5° ano de uma escola de ensino fundamental do município de João Pessoa/PB, sendo realizada por acadêmicos do curso de Fisioterapia da UFPB, no estágio II ? Saúde Coletiva, com o tema orientação postural. A atividade foi divida em dois momentos: no primeiro momento foi apresentado um material em PowerPoint com figuras e situações de desalinhamento corporal, patologias causadas pela má postura e formas de prevenção; no segundo momento se verificou o peso corporal (Kg), o peso da mochila (Kg) e o tipo de mochila dando os seguintes resultados: em relação ao peso corporal as crianças tinham em média 26,8Kg (DP±6,62), o peso da mochila 13(52%) alunos carregavam <1Kg, 1(4%) entre 1 e 2Kg,10(40%) entre 2 e 3Kg e 1(4%) >4kG; quanto ao tipo de bolsas utilizadas 19(76%) alunos utilizavam bolsas de duas alças, 2(8%) bolsas de uma alça , 2(8%) bolsas com carrinho e 2(8%) levavam o material escolar na mão. Apenas 4(16%) dos alunos carregavam acima do peso indicado de 10% (FERNANDES et al., 2008). Foram dadas orientações acerca do modo ideal de transportar o material escolar. IMPACTOS: As medidas de intervenções tomadas auxiliam na mudança de maus hábitos e posturas inadequadas realizadas não só pelas crianças, mas também por professores, amigos e familiares. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A educação postural possibilita que a criança crie consciência do desalinhamento corporal e o corrija. O escolar é um importante interlocutor repassando e aplicando os conhecimentos adquiridos, promovendo mudanças significativas em todo seu contexto social. Salienta-se, assim, o PSE como espaço fértil de educação em saúde.