PSICOMOTRICIDADE E CONSCIÊNCIA CORPORAL PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE E HÁBITOS SAUDÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Karina Durce CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
  • Amanda Pimenta dos Santos Silva CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
  • Bárbara Zana Lopes CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
  • Camila Moran Berto CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
  • Maira Pereira de Abreu CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
  • Nathália Nistal Mariano da Cruz CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
  • Nayara Zanoni Pelegrine CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
  • Sonia Maria Soares Rodrigues Pereira CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO

Resumo

INTRODUÇÃO: A saúde e a educação são áreas estratégicas da sociedade que, trabalhadas a partir da escola, permitem pensar em um cidadão que adquire consciência e atitudes de hábitos de vida saudáveis. Para promover, proteger e recuperar a saúde dos escolares, deve-se, a partir do ambiente escolar, considerá-los em seu contexto familiar, comunitário e social de forma integrada entre os profissionais da saúde e os da educação. O estímulo dos aspectos psicomotores e de consciência corporal promove uma melhor organização espacial da criança, melhorando suas funções cognitivas, a sua relação com o outro e com o meio. Desta maneira, entende-se que o meio é um importante instrumento de aprendizagem e que vivências dentro deste contexto podem favorecer a tomada de decisão para a promoção de saúde. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Desenvolvido por discentes do 6º semestre de um curso de graduação em Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior da Cidade de São Paulo, sob orientação de docentes, o projeto teve como objetivo estimular as habilidades motoras e consciência corporal para hábitos saudáveis em crianças de 3 anos e 6 meses a 5 anos de alunos da educação infantil, de uma escola privada do município. As atividades eram realizadas quinzenalmente, com duração de 8 encontros, nos quais foi construída uma boneca, com material reciclável. Antes do início da construção da boneca foi realizada uma sondagem de observação sobre os aspectos psicomotores e consciência corporal das crianças, bem como sobre os hábitos de vida. A cada encontro era abordado um tema, como: consciência e reconhecimento corporal; Sistema Musculoesquelético; Sistema Cardiovascular e Respiratório; Sistema Nervoso Central e Sistema Digestório. Nestas abordagens eram apresentados os sistemas de maneira lúdica e correlacionado o seu funcionamento com os hábitos de vida saudável, com reforço por meio de atividades didático-pedagógicas e de psicomotricidade. Após o período de construção da boneca, foram observados novamente os aspectos psicomotores, consciência corporal e hábitos de vida. IMPACTOS: O projeto possibilitou que os alunos da educação infantil vivenciassem, dentro do contexto educacional, experiências e situações de consciência e práticas corporais que auxiliaram no desenvolvimento cognitivo, sócio afetivo e psicomotor, resultando em uma aprendizagem mais significativa sobre hábitos de vida saudável. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Estimular as habilidades motoras e a consciência corporal de crianças da educação infantil, mostrou-se uma eficaz metodologia de transferência das vivências práticas em hábitos de vida saudável e tomadas de decisão para a promoção de saúde.