RELATO DE PEXPERIÊNCIA SOBRE A PRODUÇÃO DE DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Autores

  • Josicleide Gomes Davi UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO ESTADO DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Andressa Padilha Barbosa UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO ESTADO DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Jamylly Ferreira Targino UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO ESTADO DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Jeyssielle Gomes dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO ESTADO DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Oceano Teixeira Tavares Pereira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO ESTADO DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Wérica Nathália Melo do Nascimento UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO ESTADO DE ALAGOAS - UNCISAL
  • Vanessa Lobô de Carvalho UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO ESTADO DE ALAGOAS - UNCISAL

Resumo

INTRODUÇÃO: O presente trabalho visa realizar o diagnóstico situacional de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), esta última é definida como conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. Para tanto um grupo de acadêmicos se propôs a identificar, descrever e explicar os principais problemas de saúde no território estudado a partir da participação dos usuários, profissionais de saúde e a observação dos ambientes buscando definir prioridades quanto ás dificuldades da Unidade Básica de Saúde (UBS) e ás soluções para reduzir esses problemas. Para tanto, a partir de conteúdos explanados em sala de aula foram elaboradas com a supervisão da docente da disciplina de saúde e sociedade entrevistas estruturadas para os profissionais de saúde e usuários. Com as entrevistas elaboradas os acadêmicos realizaram visitas a UBS e a comunidade, afim de, entrevistar profissionais e usuários, conhecer o território, a estrutura física da UBS e aplicar a ficha do E-SUS. Os dados coletados foram analisados, discutidos e apresentados á comunidade oralmente no I Seminário de Saúde e Sociedade e IV de Fisioterapia realizado no espaço de fácil acesso, aberto, disponibilizado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (UNCISAL). Os profissionais da UBS foram convidados a assistir as apresentações , comunidade atendida pela UBS, assim como, os demais acadêmicos da universidade. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A experiência ocorreu no primeiro semestre de 2017 como resultado da disciplina de saúde e sociedade 04 do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas. Foram realizadas explanações em sala de aula e posterior confecção de roteiro de entrevista tomando como base políticas de saúde, serviços de saúde, serviços sociais e ambientais, composição da população, organização e estrutura da população, capacidade de ação da população, perfil de doenças, ambiente socioeconômico, afim de, serem aplicadas para profissionais e usuários da UBS. As visitas a UBS ocorreram em 03 momentos desde o início da coleta dos dados. No primeiro momento foram entrevistados alguns profissionais da UBS e usuários, bem como a observação da equipe em relação á UBS e ao bairro da população adscrito e a estrutura física da UBS (02 visitas). No segundo momento os gentes comunitários acompanharam os alunos a casas dos usuários para aplicação de entrevista(01). Terceiro momento a equipe entrevistou usuários e preencheu fichas do E-SUS. Os dados coletados foram analisados e discutidos entre acadêmicos, posteriormente, foram expostos a comunidade como I Seminário de Saúde e Sociedade e IV Fisioterapia no espaço de fácil acesso, aberto, disponibilizado pela UNCISAL. Os profissionais da UBS foram convidados a assistir as apresentações ,assim como, os demais acadêmicos da universidade. IMPACTOS: Dentre os impactos da experiência, pode-se citar a produção de benefícios para formação acadêmica, pois, proporciona uma vivência importante quanto a elaboração de diagnóstico situacional, bem como, ensina sobre um olhar crítico e reflexivo da realidade vivenciada em uma UBS a partir de conhecimentos construídos em sala de aula. Para a UBS a construção do diagnóstico produz informações sobre estrutura física, agravos, dificuldades enfrentadas por usuários e profissionais o que poderá ser usado para planejar ações, afim, de melhorar os serviços ofertados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É evidente que o diagnóstico situacional é um meio importante de avaliação das Unidades Básica de Saúde sendo crucial para a formação de acadêmicos, haja vista, que proporciona conhecer os problemas e as necessidades sociais como: necessidade de saúde, educação, saneamento, segurança, transporte, habitação, bem como permite conhecer como é a organização dos serviços de saúde. Sendo fundamental para levantamento de problemas e, por conseguinte, o planejamento estratégico situacional que permite desenvolver ações de saúde mais focais efetivas em relação aos problemas encontrados.